Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Ações e Programas > Combate ao Contrabando e Descaminho > Notícias > 2020 > Setembro > 8ª Região Fiscal > Receita Federal e Polícia Federal apreendem 281,5 kg de cocaína no Porto de Santos
conteúdo

Notícias

Receita Federal e Polícia Federal apreendem 281,5 kg de cocaína no Porto de Santos

São Paulo

A droga estava escondida em caminhões destinados à exportação.
publicado: 02/09/2020 10h14, última modificação: 02/09/2020 10h14

A Alfândega da Receita Federal no Porto de Santos, em operação conjunta com a Delegacia da Polícia Federal em Santos, apreendeu 281,5 kg de cocaína (peso bruto da droga incluindo as embalagens) em uma ação de rotina de verificação de pátio, deflagrada na segunda-feira, 31 de agosto.

A apreensão ocorreu a partir do monitoramento de cargas de exportação e aplicação de critérios objetivos de análise de risco. Durante a ação, foram inspecionados caminhões destinados à exportação. A carga onde foi encontrada a droga tinha como destino final o porto de São Petersburgo, na Rússia, mas faria baldeação no porto de Antuérpia, na Bélgica.

Esta foi a oitava apreensão de cocaína realizada pela Receita Federal em Santos em agosto, totalizando 1.516 kg da droga apreendidos durante o mês. Ao todo, neste ano, a Alfândega da Receita Federal em Santos já apreendeu 12,9 toneladas de cocaína no complexo portuário.

Em função das características observadas na ação, suspeita-se ter ocorrido a técnica criminosa denominada “Rip-Off modality”, em que a droga é inserida em uma carga lícita sem o conhecimento dos exportadores e importadores.

A droga apreendida ficará sob a guarda da Polícia Federal, que prosseguirá com as investigações.

registrado em: , ,