Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Ações e Programas > Combate ao Contrabando e Descaminho > Notícias > 2020 > Setembro > 2ª Região Fiscal > Alfândega no Aeroporto de Manaus retém relógios e acessórios de telefone celular
conteúdo

Notícias

Alfândega no Aeroporto de Manaus retém relógios e acessórios de telefone celular

Amazonas

Ações de vigilância aduaneira identificaram a circulação de mercadorias estrangeiras desamparadas de documentos comprobatórios.

Em fiscalização de voos domésticos de passageiros realizada no terminal de passageiros do aeroporto de Manaus, nos dias 2 e 4/9/2020, servidores da Savig da ALF/AEG realizaram a retenção de relógios e de acessórios de telefone celular. 

A seleção de voos, bagagens, volumes e passageiros teve por base o gerenciamento de risco aduaneiro e a utilização intensiva de escâneres (equipamentos de raio-X).

No dia 2/9, na fiscalização do voo da Latam procedente de Guarulhos/SP que chegou a Manaus às 11h, foi identificada uma mala contendo acessórios de telefone celular, todos importados. Na verificação física, foi constatada a presença de aproximadamente 650 itens, dentre os quais telas (displays) e baterias.

Já no dia 4/9, em do voo da mesma companhia aérea vindo também de Guarulhos/SP, mas no horário de chegada às 22h, foi identificada uma caixa contendo relógios importados. Na verificação física, foi constatada a presença de 460 relógios.
 

Em ambas as ocorrências, os passageiros foram identificados e acompanharam a abertura das bagagens/volumes. Ao serem questionados sobre a documentação das mercadorias, os passageiros informaram que não dispunham de documentos no momento em que foram abordados. Por essa razão, eles foram intimados a apresentar, no prazo de 24 horas, documentos comprobatórios da importação ou do trânsito regular das mercadorias no território nacional. Caso um destes documentos não seja apresentado, será lavrado auto de infração para a aplicação da pena de perdimento das mercadorias.

registrado em: