Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Ações e Programas > Combate ao Contrabando e Descaminho > Notícias > 2020 > Março > 10ª Região Fiscal > Fiscalização do Aeroporto de Porto Alegre intercepta relógios e celulares sem documentação
conteúdo

Notícias

Fiscalização do Aeroporto de Porto Alegre intercepta relógios e celulares sem documentação

Rio Grande do Sul

Produtos estavam nas bagagens de nove senegaleses em voo para Cabo Verde. Suspeita-se que parte dos artigos apreendidos tenha origem no furto ou roubo.
publicado: 17/03/2020 15h00, última modificação: 10/06/2020 17h21

Em voo de saída com destino a Cabo Verde e conexões, no dia 14/03, foram verificadas as bagagens de nove passageiros senegaleses, que continham 250 relógios. Cinco destes passageiros trasportavam 20 celulares usados e de diversas marcas.

Durante entrevista com os passageiros, não ficou clara a origem dos celulares e dos relógios, pois não havia documentação comprobatória, gerando a suspeita de que os celulares poderiam ter origem de furto ou roubo. A Polícia Federal e a Polícia Civil acompanharam a fiscalização. Os cinco passageiros foram encaminhados para a 3°DPPA (Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento), para ser lavrada ocorrência, sendo posteriormente liberados.

Verificou-se que os celulares tinham restrição junto à Anatel. Sabe-se que alguns países habilitam celulares mesmo com essa restrição, o que tem motivado a intensificação, por parte da Receita Federal, da fiscalização de voos de saída para esses destinos, combatendo o esquema de envio de celulares possivelmente roubados/furtados.

Os agentes da Receita Federal retiveram os relógios e encaminharam os celulares à Polícia Civil para prosseguimento do inquérito policial.

Esta é a segunda retenção realizada pela Receita Federal junto com a Policia Federal e a Polícia Civil em voo destinado ao Cabo Verde. No final de semana passado foram encontrados 50 celulares sem sinais de regularidade e diversos produtos contrafeitos nas bagagens de três senegaleses.

registrado em: