Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Ações e Programas > Combate ao Contrabando e Descaminho > Notícias > 2020 > Maio > 8ª Região Fiscal > Receita Federal apreende 730 kg de cocaína no Porto de Santos
conteúdo

Notícias

Receita Federal apreende 730 kg de cocaína no Porto de Santos

São Paulo

A droga encontrava-se em um carregamento de papel com destino ao Porto de Livorno, na Itália.
publicado: 18/05/2020 17h27, última modificação: 18/05/2020 17h27

Em ação realizada nesta segunda-feira, 18 de maio, equipes da Alfândega da Receita Federal no Porto de Santos apreenderam 730 kg de cocaína escondidos em uma carga prestes a ser exportada para a Europa.

A carga declarada de papel teria como destino final o Porto de Livorno/Itália, mas com transbordo programado para Algeciras/Espanha.

A carga foi selecionada para conferência através de critérios objetivos de análise de risco, incluindo a inspeção não intrusiva por imagens de escâner e a utilização dos cães de faro da Unidade.

Em função das características observadas na ação, suspeita-se ter ocorrido a técnica criminosa denominada rip-off modality, em que a droga é inserida em uma carga lícita sem o conhecimento dos exportadores e dos importadores.

A droga interceptada pela Alfândega foi entregue à Polícia Federal, que acompanhou a operação a partir de sua localização e prosseguirá com as investigações a partir das informações fornecidas pela Receita.

Computados os valores desta apreensão, a Alfândega de Santos contabiliza 9.411 kg de cocaína apreendidos em 2020.

registrado em: , ,