Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Ações e Programas > Combate ao Contrabando e Descaminho > Notícias > 2020 > Maio > 10ª Região Fiscal > Caminhão-Scanner da RFB identifica produtos entrando ilegalmente no país
conteúdo

Notícias

Caminhão-Scanner da RFB identifica produtos entrando ilegalmente no país

Rio Grande do Sul

Caminhão com mercadoria oculta vinha da Argentina e ingressava no país pela ALF/Uruguaiana/RS.
publicado: 15/05/2020 17h00, última modificação: 12/06/2020 16h21

A Seção de Controle de Carga e Trânsito Aduaneiro - SACTA - da ALF/Uruguaiana/RS realizou uma apreensão com o auxílio do caminhão-scanner. Foram identificados vários produtos veterinários, incluindo vitamionas (BB, B12), hormônios/anabolizantes (Stanoil-E) e frascos diversos através das imagens do scanner no momento em que o veículo ingressava no país..

Todo o material estava em 2 volumes na caixa de mantimentos de um caminhão vazio.

O registro fotográfico pode-se ver que o operador do scanner marca na cor azul a parte da imagem suspeita, logo após é acionado o vigilante para segurar o veiculo ao mesmo tempo em que as imagens são enviadas para servidores do SACTA que fazem a abordagem do veículo.

O SACTA está localizado no Terminal Aduaneiro da BR 290, onde são realizadas as operações de controle sobre o fluxo de veículos de cargas e seus tripulantes tanto procedentes da Argentina com destinados à quele país, e onde funciona um caminhão scanner que faz a verificação por imagem das cargas.

Somente no mês de abril, foi registrada a movimentação de mais de 10.000 veículos de carga pelo Terminal, mesmo em um período em que enfrentamos a pandemia do Covid-19 e que houve uma redução desse número. Isso demonstra a importância do caminhão sacanner bem como do trabalho do grupo se servidores alí atuantes.

registrado em: