Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Ações e Programas > Combate ao Contrabando e Descaminho > Notícias > 2020 > Junho > 10ª Região Fiscal > Receita Federal apreende 24 mil reais em mercadorias na fronteira com o Uruguai
conteúdo

Notícias

Receita Federal apreende 24 mil reais em mercadorias na fronteira com o Uruguai

Rio Grande do Sul

Produtos sem documentação de importação regular estavam em dois automóveis fiscalizados em rodovias.
publicado: 19/06/2020 16h00, última modificação: 07/07/2020 10h13

Na madrugada desta sexta-feira, dia 19 de junho, equipes aduaneiras da Receita Federal que fiscalizavam o fluxo de produtos trazidos do Uruguai em rodovias federais identificaram dois veículos com indícios de estarem transportando mercadorias ilegalmente importadas para o país.

O primeiro destes veículos selecionados pelo policiamento aduaneiro foi um automóvel locado, vindo da fronteira em Aceguá/RS. Nele, foram identificados dois contribuintes transportando bebidas alcoólicas descaminhadas, avaliadas em R$ 12 mil.

O segundo veículo parado pelos agentes da aduana brasileira havia ingressado no Uruguai pelo município de Jaguarão/RS. Nele, foram fiscalizadas mercadorias estrangeiras de propriedade de quatro contribuintes. Três deles tinham ingressado no país com bens abrangidos pela isenção legal para bagagem desacompanhada. Já o quatro contribuinte, proprietário do automóvel, não respeitou a legislação e teve as mercadorias estrangeiras, avaliadas em R$ 10 mil, apreendidas.

Concluídos os processos fiscais, os infratores serão representados ao Ministério Público Federal pelo crime de descaminho.

A aduana brasileira continua com suas ações, mesmo diante da pandemia mundial, visando preservar a segurança das fronteiras nacionais e também garantir a arrecadação dos recursos tributários para que o Estado possa atender às demandas de saúde da população.

registrado em: