Notícias
Receita Federal e Polícia Federal apreendem 253 quilos de maconha em Guaíra
Paraná
Equipes da Receita Federal e Polícia Federal (PF) que atuam no Porto Sete Quedas, em Guaíra/PR, apreenderam, no dia 17 de julho, maconha acondicionada na cozinha de um caminhão, com placas do Paraguai. O veículo estava carregado com arroz e tinha como destino a cidade de Uberlândia/MG.
A droga foi farejada por cães da equipe da PF de Guaíra, que fazem operações regulares no Porto Sete Quedas, em Guaíra/PR. O agente da PF informou a situação à equipe aduaneira da Receita Federal, mas alertou que poderia tratar-se de alarme falso, já que a reação dos cães não havia sido muito intensa. Para surpresa dos servidores, os pacotes com a droga estavam alojados na cozinha do caminhão, sem nenhum tipo de camuflagem ou artifício para dificultar sua localização. A forma de construção da cozinha, hermeticamente fechada, dificultou a detecção pelos cães de faro.
O motorista, já conhecido da fiscalização por se tratar de um contumaz "pneuzeiro", não estava no veículo no momento da ocorrência. Havia informações de que ele havia ido para a cidade e, provavelmente alertado, não retornou ao recinto alfandegado, escapando da prisão em flagrante. O total de drogas retirado do caminhão foi de 115 quilos.
O caminhão foi removido para o pátio da PF para ser periciado e, no dia 22 de julho, quarta-feira, os cães detectaram odor de droga nos três estepes. A desmontagem dos pneus revelou a presença de mais 138 quilos de maconha.