Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Ações e Programas > Combate ao Contrabando e Descaminho > Notícias > 2020 > Janeiro > 9ª Região Fiscal > Receita Federal realiza apreensão de 562 quilos de cocaína no Porto de Itapoá
conteúdo

Notícias

Receita Federal realiza apreensão de 562 quilos de cocaína no Porto de Itapoá

Santa Catarina

A droga estava oculta em carga de óleo destinada à Europa.
publicado: 29/01/2020 15h40, última modificação: 29/01/2020 15h40

No dia 28 de janeiro, a Alfândega da Receita Federal no Porto de São Francisco do Sul/SC apreendeu 562 quilos de cocaína no Porto de Itapoá/SC. A apreensão aconteceu em operação conjunta com o Escritório de Pesquisa e Investigação na 9ª RF (Espei09), a Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho (Direp09), a Delegacia da Receita Federal em Joinville/SC e a equipe K9 da Alfândega da Receita Federal em Curitiba. A droga teria como destino Portugal.

A cocaína foi encontrada dentro de três contêineres-tanques (ISOTANKS) com carga de óleo (ácido graxo usado como biodiesel), em operação de rotina, que contou com a utilização dos equipamentos de raio-x, cães de faro e outras técnicas de análise de risco.

Para realizar a retirada da droga foi necessário primeiro fazer o transbordo do óleo para caminhões-tanque. A operação iniciou na manhã de terça-feira, com a identificação da droga nos contêineres, e finalizou somente na madrugada de quarta-feira, por volta das 3h30, devido à dificuldade de lidar com a carga em que estava inserida essa droga.

Essa é a segunda apreensão de cocaína realizada pela ALF/São Francisco do Sul no Porto de Itapoá em 2020. A primeira aconteceu em 20 de janeiro, quando foram apreendidos 600,5 quilos da droga.

A droga foi encaminhada à Polícia Federal, a quem compete a instauração de inquérito para apuração dos responsáveis pelo delito, sendo os trabalhos agora direcionados para qualificação dos responsáveis pelo carregamento ilícito.

Acompanhe como foi a apreensão da droga.