Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Ações e Programas > Combate ao Contrabando e Descaminho > Notícias > 2020 > Agosto > 9ª Região Fiscal > Operação conjunta entre Receita Federal, PF, PM e Guarda Portuário no Porto de Imbituba
conteúdo

Notícias

Operação conjunta entre Receita Federal, PF, PM e Guarda Portuário no Porto de Imbituba

Santa Catarina

Operação piloto, que contou com o apoio de cães de faro, visa à integração dos órgãos que atuam no porto
publicado: 24/08/2020 16h12, última modificação: 24/08/2020 16h12

No dia 20 de agosto, foi realizada operação conjunta realizada entre a Inspetoria da Receita Federal em Imbituba/SC, o Núcleo Especial de Polícia Marítima da Polícia Federal/SC, a Polícia Militar (Canil Central) e a Guarda Portuária no Porto de Imbituba/SC.

Trata-se de operação piloto que visou à integração entre os órgãos, com foco no treinamento e no comportamento dos cães de faro no ambiente portuário, bem como na realização da vigilância em zona primária, pelas presenças fiscais e policiais. Por se tratar de operação piloto, buscou-se a integração, a troca de informações e a ambientação dos diversos agentes nos Terminais Alfandegados do Porto.

Foram fiscalizadas mercadorias para exportação, com destino aos Estados Unidos, e mercadorias para o comércio nacional, com destino aos portos de Suape (Pernambuco), Pecém (Ceará) e Manaus (Amazonas). As principais mercadorias vistoriadas foram madeira, arroz, bolacha e cerâmica. As cargas estavam em conformidade com a legislação.

O saldo da operação foi bastante positivo no sentido de estreitar os laços da Receita Federal com as Polícias Federal e Militar, além de destacar o importante papel da Guarda Portuária. A integração e o apoio entre os diversos agentes públicos convergem no sentido de garantir maior segurança às atividades comerciais e aos trabalhadores do Porto de Imbituba/SC.

A IRF/Imbituba pertence à jurisdição da Alfândega da Receita Federal em Florianópolis.