Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Ações e Programas > Combate ao Contrabando e Descaminho > Notícias > 2020 > Agosto > 10ª Região Fiscal > Alfândega do Porto do Rio Grande/RS apreende 217 Kg de maconha
conteúdo

Notícias

Alfândega do Porto do Rio Grande/RS apreende 217 Kg de maconha

Rio Grande do Sul

A droga foi interceptada durante o trabalho de descarga de um caminhão em terminal alfandegado.

Em uma ação conjunta na quinta-feira dia 13 de agosto, a Receita Federal e a Polícia Federal apreenderam 217,8 kg de maconha no Porto de Rio Grande/RS. A droga estava escondida em um caminhão, em meio a uma carga de soja destinada à exportação.

Segundo o motorista do veículo, os entorpecentes foram carregados no Mato Grosso do Sul, e tinham como destino o Rio Grande do Sul. Ele detalhou, ainda, que parte das drogas embarcadas no caminhão já havia sido descarregada em uma área rural próxima à cidade de Passo Fundo/RS.

O veículo foi selecionado para fiscalização a partir de uma denúincia da central de monitoramento de vigilância eletrônica do terminal alfandegado. No contato inicial, foi relatado que, durante a descarga do caminhão, contatou-se a existência de 11 volumas misturados à soja. O trabalho foi então interrompido e montou-se um esquema de segurança do perímetro até a chegada da Receita Federal.

No total, foram apreendidos 242 tabletes de substância com características de maconha, pesando 217,8kg. A carga foi avaliada em aproximadamente R$ 290 mil. O caminhão ficou retido pela Receita Federal e ainda passará por fiscalização não invasiva com utilização de scanner. O motorista foi preso em flagrante e encaminhado, junto com a droga, para a Polícia Federal.

Esta apreensão é resultado da adoção das diretrizes de cooperação público-privadas estabelecidas pela Receita Federal e pela Polícia Federal, em conjunto com os serviços de segurança dos terminais alfandegados para o combate ao crime organizado no Rio Grande do Sul.