Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Ações e Programas > Combate ao Contrabando e Descaminho > Notícias > 2020 > Agosto > 10ª Região Fiscal > Alfândega do Porto do Rio Grande realiza ações de reforço da presença fiscal aduaneira
conteúdo

Notícias

Alfândega do Porto do Rio Grande realiza ações de reforço da presença fiscal aduaneira

Rio Grande do Sul

Ação contou com a colaboração da Guarda Portuária local, e da Polícia Federal.

Na terça-feira dia 11 de agosto a ALF/Rio Grande, com apoio da equipe de cães de faro K9 da DRF/Santa Maria, realizou uma ação abrangendo todo o recinto alfandegado do Porto de Rio Grande. Os focos da fiscalização foram as cargas gerais e as operações de embarcação de águas interiores – envolvidas no transporte de mercadorias destinadas à exportão, de Porto Alegre até o porto. Também foi reforçada a presença fiscal aduaneira no terminal alfadegado de contêineres, com a utilização de cães de faro em unidades de carga.

A última atividade desenvolvida foi uma ação em uma marina localizada em área não regularizada, oriunda de invasão dentro do porto organizado. O local é utilizado como base por diversas embarcações de apoio marítimo portuário.

As equipes envolvidas nestas ações contaram com o apoio do Centro Operacional de Vigilância da Alfândega de Rio Grande, cuja cobertura de vigilância eletrônica abrange até mesmo áreas localizadas fora do perímetro dos recintos alfandegados.

A operação contou com o apoio da Guarda Portuária do Porto de Rio Grande e da Polícia Federal, e seguiu as diretrizes estabelecidas na reunião "Parcerias Público-Privadas na Segurança Pública", realizada na sede da Marinha com as presenças de representantes de terminais portuários e órgãos públicos, incluindo a Receita Federal, e a Agência Brasileira de Inteligência – Abin.