Notícias
Receita Federal realiza apreensões que somam 718 quilos de maconha na região oeste do Paraná
Paraná
A primeira apreensão aconteceu durante fiscalização no âmbito da Operação Muralha, em Guaíra/PR, quando as equipes da Receita Federal, da Polícia Rodoviária Federal, do Exército e do BPFron realizaram a retenção de grande quantidade de maconha em fundo falso dentro de um caminhão baú.
A ação ocorreu na manhã de quinta-feira (6), por volta das 6h30, quando um caminhão foi abordado pelas equipes na ponte Ayrton Senna, no lado Guaíra. Durante a vistoria, foi verificado que o baú estava vazio porém havia uma diferença entre a profundidade do assoalho com a altura do sobressalto do entre-eixo, onde foram encontrados 463 kg de substância análoga à maconha.Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao motorista que foi conduzido à Polícia Civil de Guaíra, juntamente com a substância e o veículo, para os procedimentos legais cabíveis.
A segunda ocorrência também se deu na manhã desta quinta-feira (6), durante a deslacração de um ônibus que havia sido retido no dia 7 de maio. Durante a vistoria minuciosa do veículo na deslacração, a equipe de retaguarda da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu/PR encontrou bagagens com substância análoga à maconha. A retenção do veículo, ocorrida no início de maio, foi resultado de uma operação conjunta da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, em Santa Terezinha de Itaipu/PR.
Naquela ocasião, durante a ação, os policiais encontraram grande quantidade de mercadorias que caracterizavam destinação comercial. Como a competência para realizar a apreensão de mercadorias é da Receita Federal, os policiais encaminharam o veículo para ser fiscalizado, deslacrado e valorado na ALF/Foz do Iguaçu.
A deslacração foi então agendada para o dia 6 de junho, um mês após a ação por causa do grande volume de trabalho na Alfândega. Ao descarregar as mercadorias do bagageiro, as equipes encontraram 255 quilos de maconha nas bagagens de uma única passageira. O ônibus com placas de Foz do Iguaçu teria como destino a cidade de São Paulo/SP.
A Receita Federal entregou a droga para a Polícia Federal para os procedimentos legais. As demais mercadorias que estavam no bagageiro, em sua maioria eletrônicos, vestuário e brinquedos, foram apreendidas e somam aproximadamente R$ 100 mil.