Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Ações e Programas > Combate ao Contrabando e Descaminho > Notícias > 2019 > Julho > 7ª Região Fiscal > Operação conjunta entre Receita Federal e Polícia Civil apreende mais de 12 milhões de reais
conteúdo

Notícias

Operação conjunta entre Receita Federal e Polícia Civil apreende mais de 12 milhões de reais

Rio de Janeiro

O destino final seria Miami, na Flórida (EUA)
publicado: 01/07/2019 11h51, última modificação: 01/07/2019 11h51

A Receita Federal, em operação conjunta com a Polícia Civil (22ª DP) apreendeu, na manhã desta quinta-feira (27), o equivalente a cerca de R$ 12 milhões de reais em bolívares (moeda da Venezuela), em uma caixa de metal do Banco Central Iraquiano, no Bairro do Caju. O material encontrava-se numa transportadora de carga rodoviária. O destino final seria Miami, na Flórida (EUA).

As apreensões de grandes quantidades de bolívares venezuelanos têm se espalhado pelo Brasil. Os casos começaram no segundo semestre de 2016, e anualmente ganham destaque. São necessárias grandes quantidades de dinheiro venezuelano para troca em dólares, já que a moeda é muito desvalorizada (aproximadamente 6.464 bolívares custando um dólar).

Sobre o possível esquema de câmbio ilegal, a Receita Federal informa que todos os procedimentos estão sendo analisados e que qualquer estrangeiro ou brasileiro pode entrar no país com dinheiro, bastando apenas que declare o valor quando superior a R$ 10 mil.