Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Ações e Programas > Combate ao Contrabando e Descaminho > Notícias > 2019 > Janeiro > 7ª Região Fiscal > Operação Desmonte investiga esquema internacional de tráfico de armas
conteúdo

Notícias

Operação Desmonte investiga esquema internacional de tráfico de armas

Espírito Santo

No dia 22 de janeiro de 2019 foi deflagrada a segunda fase da Operação Desmonte, em que policiais federais deram cumprimento a dois Mandados de Busca e Apreensão no município de Cariacica/ES
publicado: 18/02/2019 15h18, última modificação: 18/02/2019 15h18

Na terça-feira (dia 22) foi deflagrada a segunda fase da Operação Desmonte para dar cumprimento a dois Mandados de Busca e Apreensão no município de Cariacica/ES.

Investigação iniciada em 2016 quando, em inspeção de encomenda internacional enviada como remessa expressa para um destinatário do Espírito Santo, auditores-fiscais da Alfândega de Viracopos detectaram mercadoria com características de um fuzil AR-15. Apurou-se que a mercadoria se destinava à pessoa física suspeita de fazer parte de organização criminosa atuante no estado do Espírito Santo.

A primeira fase da Operação Desmonte ocorreu em 9 de maio de 2016 quando, em uma entrega controlada, foi efetuada a prisão em flagrante de um suspeito. Na época foram encontradas partes de fuzis calibre 556 e 15 carregadores de munição, ocultadas dentro de caixa de andador para idoso, procedente dos Estados Unidos por via aérea, além de documentos de identidade e carteiras nacionais de habilitação adulteradas. As peças tinham sido cuidadosamente anexadas às partes metálicas do andador, de forma a dificultar sua identificação em aparelhos de raio-X.

Em junho de 2016, a Receita Federal produziu Relatório de Inteligência para as unidades alfandegárias que possuem Remessa Expressa informando os remetentes, os destinatários e os principais endereços de entrega no Espírito Santo.

Além disso, o relatório alertou para as mercadorias mais utilizadas para camuflar as armas. Verificou-se que são mercadorias que favorecem o encaixe de parte de armas de forma a dificultar a identificação em Raio-X, como andadores, churrasqueira, telescópio, entre outras. 

 

registrado em: