Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Ações e Programas > Combate ao Contrabando e Descaminho > Notícias > 2019 > Agosto > 9ª Região Fiscal > Ações na Aduana da Ponte Internacional da Amizade apreendem eletrônicos e cigarros eletrônicos

Notícias

Ações na Aduana da Ponte Internacional da Amizade apreendem eletrônicos e cigarros eletrônicos

Paraná

Um mototáxi levava smartphones e relógios em fundo falso. Outro veículo levava cigarros eletrônicos.
por publicado: 23/08/2019 12h36 última modificação: 23/08/2019 12h36

Durante fiscalização de rotina realizada em Foz do Iguaçu/PR, na tarde de terça-feira (20), no âmbito da Operação Fronteira Integrada, equipe da Receita Federal apreendeu um mototáxi, com placa do Paraguai, que carregava eletrônicos em fundo falso. Foram encontrados no compartimento 17 smartphones e 8 relógios.

Estima-se que as mercadorias ultrapassem R$ 60 mil.

O veículo e as mercadorias foram apreendidos e encaminhados à sede da Receita Federal em Foz do Iguaçu. Será enviada uma representação fiscal para fins penais ao Ministério Público para apuração dos ilícitos.

E, na quarta-feira (21), também na Aduana da Ponte Internacional da Amizade, ação da Receita Federal e Força Nacional resultou na apreensão de cigarros eletrônicos e quatro câmeras.

A apreensão ocorreu por volta das 15h30, quando a equipe abordou uma van com placa do Paraguai. Durante a vistoria do veículo, grande quantidade de cigarros eletrônicos e quatro câmeras foram encontrados.

Estima-se que o valor total das mercadorias seja de aproximadamente R$ 30 mil.

A Receita Federal ressalta que, conforme a RDC n°46/2009 (ANVISA), é proibida a comercialização, a importação e a propaganda de quaisquer dispositivos eletrônicos para fumar, conhecidos como cigarros eletrônicos, e-cigaretes, e-ciggy, ecigar, entre outros, especialmente os que aleguem substituição de cigarro, cigarrilha, charuto, cachimbo e similares no hábito de fumar, ou objetivem alternativa no tratamento do tabagismo.