Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Ações e Programas > Combate ao Contrabando e Descaminho > Notícias > 2019 > Abril > 8ª Região Fiscal > Receita Federal localiza 339 kg de cocaína em carga de exportação no Porto de Santos
conteúdo

Notícias

Receita Federal localiza 339 kg de cocaína em carga de exportação no Porto de Santos

São Paulo

Apreensões totalizaram 2.206 kg na segunda semana de abril.

Em ação de vigilância empreendida no dia 12 de abril, a Alfândega da Receita Federal no Porto de Santos interceptou um contêiner onde foram encontrados 339 kg de cocaína.

A carga do contêiner era composta de polietileno de baixa densidade linear, acondicionado em sacos, cujo destino seria o porto de Antuérpia, na Bélgica. A ação de vigilância, conduzida no pátio de contêineres de um terminal localizado na margem esquerda do estuário, incluiu a verificação de integridade de lacres e a utilização de cães de faro, critérios objetivos de análise de risco e imagens de escâner.

No interior do contêiner, junto à porta e sobre a carga regular, foram encontradas doze bolsas tipo esportiva, envoltas em plástico, contendo diversos tabletes de substância branca aparentando ser cloridrato de cocaína.

Suspeita-se da técnica criminosa denominada rip-on/rip-off, em que a droga é inserida em uma carga lícita sem o conhecimento dos exportadores e importadores. A droga interceptada pela Receita Federal foi entregue à Delegacia de Polícia Federal de Santos, que prosseguirá com as investigações.

Com esta operação, a Alfândega de Santos atingiu a quantia de 2.206 kg de cocaína apreendidos no mês de abril e 6.143 kg até agora no ano de 2019.

registrado em: