Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Ações e Programas > Combate ao Contrabando e Descaminho > Notícias > 2017 > Julho > 8ª Região Fiscal > Receita deflagra Operação Abdalla em São Paulo

Notícias

Receita deflagra Operação Abdalla em São Paulo

São Paulo

Cerca de 30 toneladas de produtos devem ser apreendidos em depósitos na região da rua 25 de Março, na capital paulista.
por publicado: 18/07/2017 12h01 última modificação: 04/08/2017 15h28

A Receita Federal, em conjunto com a Secretaria Municipal de Segurança Urbana/Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, deflagrou na manhã de segunda-feira, 17 de julho, a Operação Abdalla. O objetivo da operação é apurar denúncia de armazenagem de mercadorias irregulares em um prédio localizado na região central de São Paulo.

Localizado próximo à rua 25 de Março, o edifício originalmente residencial teve seus apartamentos convertidos em estabelecimentos comerciais, em sua maioria depósitos de mercadorias. 

Estima-se a apreensão de cerca de 30 toneladas de mercadorias, avaliadas em aproximadamente R$ 3 milhões. As mercadorias retidas , em sua maioria brinquedos, estavam sem documentação que comprovasse a regular importação, além de apresentarem indícios de contrafação.

Além disso, foi identificada situação que em tese configura trabalho análogo à escravidão, sendo o responsável encaminhado para a Polícia Civil, que efetuou a prisão em flagrante e instaurou inquérito criminal.

O trabalho de remoção das mercadorias deve seguir nos próximos dias. Os itens falsificados serão encaminhados ao depósito da Receita Federal e, posteriormente, destruídos. Brinquedos contrafeitos podem representar riscos à saúde da população uma vez que é frequente o emprego de matéria prima tóxica na sua fabricação.

registrado em: