Orientações para abrir um DDA
Atenção! Este serviço NÃO está disponível para a apresentação de impugnação de Notificação de Lançamento.
Para a entrega de documentos acesse a opção “Dossiê Digital de Atendimento” na página da RFB na internet, no banner “Em Destaque”. Caso já tenha sido entregue documentação por meio de um dossiê de atendimento (DDA) e seja necessário apresentar novos documentos, veja Incluir documentos em um DDA.
Na página da RFB na internet, no banner “Em Destaque”, acesse “Dossiê Digital de Atendimento”:
Na tela seguinte, clicar em “Abrir um Dossiê Digital de Atendimento", opção "Pela Internet”:
A tela a seguir é a porta de entrada do Centro Virtual de Atendimento – e-CAC. Para entrar é necessário informar CPF, Código de acesso e senha, ou certificado digital. Se você não tem certificado digital, entre com o seu código de acesso e senha:
Na tela seguinte, acesse a seção Abrir Dossiê de Atendimento e percorra os passos a seguir:
1 - Na tela seguinte, atenção para a informação de entrada:
2 - Na tela seguinte, "Abrir Dossiê de Atendimento":
Na Área de Concentração de Serviço, selecione MALHA FISCAL IRPF.
No Serviço, selecione uma das opções disponíveis para a área de concentração informada acima, de acordo com o exercício da Declaração retida em malha, para a qual deseje enviar documentação:
- Exercício 2015 – Ano-base 2014;
- Exercício 2016 – Ano-base 2015;
- Exercício 2017 – Ano-base 2016;
- Exercício 2018 – Ano-base 2017;
- Exercício 2019 – Ano-base 2018;
- Exercício 2020 – Ano-base 2019 .
Atenção!
- Caso tenha declarações em malha fiscal de mais de um exercício, deverá ser aberto um DDA para cada exercício, selecionando o Serviço correspondente;
- O ano-base é o ano ao qual se refere a documentação que está sendo entregue. O exercício é o ano em que a declaração deveria ter sido originalmente entregue, subsequente ao ano do fato gerador.
Após preenchimento das informações solicitadas na tela acima (inclusive telefone com DDD), o sistema apresentará o número do dossiê gerado, na tela a seguir.
3 - Na tela então apresentada, responder SIM à pergunta “ Deseja solicitar a juntada de documento a fim de requerer o serviço desejado?
4 - Após responder Sim à pergunta “Deseja solicitar a juntada de documento a fim de requerer o serviço desejado?”, o e-CAC apresentará a tela abaixo, onde será possível adicionar documentos ao e-dossiê recém gerado, por meio do botão “Adicionar Documento para Rascunho”.
5 - Acionando a opção “Adicionar Documento para Rascunho”, será possível chegar à tela seguinte, que permitirá a seleção dos documentos a serem adicionados: