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Perguntas Frequentes APP Meu Imposto de Renda

por Subsecretaria de Arrecadação, Cadastros e Atendimento publicado 17/04/2019 15h35, última modificação 20/06/2020 07h51

Acesso ao Meu Imposto Renda - Extrato da DIRPF

Alguns contribuintes poderão ter acesso a:
- Extrato da Declaração IRPF ou Pendências de malha
- Emitir DARF para pagamento das cotas do IRPF 

Quem pode?
1. Contribuinte que entregou a declaração de 2020 neste mesmo aparelho e informou o número do recibo da declaração de 2019.
2.  Contribuinte que entregou a declaração de 2020 neste mesmo aparelho e foi a primeira declaração do contribuinte.
3. Contribuinte cadastrou o aparelho no eCAC para o serviço Acompanhar Declaração (veja como logo a baixo).

 

Como faço ?
Entre na aplicação informando seu CPF e Data de Nascimento.
Abra a lista de opções de 2020 e aparecerão os novos serviços:
- EXTRATO DA DIRPF 
- DÉBITOS, DARF E ALTERAR QUOTAS


Como cadastrar o dispositivo?
Siga os seguintes passos (preferencialmente em um computador):

1. Crie um código de acesso em:
https://www.receita.fazenda.gov.br/aplicacoes/ssl/atbhe/codacesso.app/PFCodAcesso.aspx
Além do CPF e data de nascimento, será necessário informar o número de recibo das últimas duas declarações.

2. Entre no eCAC com o código de acesso gerado:
https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login/index
Nos serviços em destaque (lado esquerdo da tela) entre em Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF).
Depois, em outros serviços, acesse Autorizar Acesso via Smartphones e tablets.

3. Cadastre quantos dispositivos desejar.

4. Ative o serviço no dispositivo móvel, App Meu Imposto de Renda, confirmando as informações cadastradas.

 

DICAS E DÚVIDAS

P01. Abri o App, mas aparece uma tela branca!
Resposta: a tela branca pode aparecer ao iniciar o App, mas após alguns segundos mostra a tela de login normalmente.

 

P02. Não consigo baixar a declaração de 2019!
Respostas:

a) Android
a.1. Por favor transfira os arquivos DEC e REC de 2019 para a pasta MeuImpostoDeRenda do armazenamento interno do aparelho e em seguida reinicie o App.

a.2. Ou envie por email para sim mesmo os arquivos .DEC e .REC de 2019 como anexos . Não enviar como link, mas sim anexar os próprios arquivos no corpo do e-mail. Em seguida, abra o e-mail no aparelho e compartilhe o .DEC de 2019 com o app do Meu Imposto de Renda, repita o mesmo procedimento com o .REC de 2019 e em seguida reinicie o App.

Na lista de declarações, em 2019 verifique se os ícones DEC e REC ficaram azuis. Toque neles para gerar o recibo e declaração de 2019. Dúvidas: mobilidade.df@rfb.gov.br

b) iOS
Por favor envie por email para si mesmo os arquivos .DEC e .REC de 2019 como anexos . Não enviar como link, mas sim anexar os próprios arquivos no corpo do e-mail.
Em seguida, abra o e-mail no aparelho e compartilhe o .DEC de 2019 com o app do Meu Imposto de Renda, repita o mesmo procedimento com o .REC de 2019 e em seguida reinicie o App.
Na lista de declarações, em 2019 verifique se os ícones DEC e REC ficaram azuis. Toque neles para gerar o recibo e declaração de 2019. Dúvidas: mobilidade.df@rfb.gov.br

 

P03. Estou com os arquivos DEC e REC da declaração de 2019 no aparelho, mas não consigo usar em 2020!
Resposta: use a opção de 2020 de IMPORTAR DECLARAÇÃO DO ANO ANTERIOR para buscar no aparelho os arquivos DEC e REC de 2019. Salvando esses arquivos no aparelho (ver P02), será possível usar a declaração de 2019 para iniciar a declaração de 2020. Qualquer dúvida, por favor entre em contato: mobilidade.df@rfb.gov.br

 

P04. Esqueci a palavra-chave da declaração e a resposta de recuperação!
Resposta: a única forma de recuperar a palavra-chave, é pela validação da resposta de recuperação cadastrada, que deve ser idêntica a que foi cadastrada ao iniciar a declaração. A validação considera o tamanho das letras e espaços, inclusive se estão no início ou no final do texto digitado. Alguns teclados de celular incluem espaço no final e/ou marcam a primeira letra como maiúscula e o restante como minúscula automaticamente.
Em outros casos, em que a maiúscula já estava selecionada como fixa, a primeira letra pode ter ficado minúscula e as demais maiúsculas.
Por favor, tente novamente considerando essas possibilidades.
Se mesmo assim não der certo, será possível ainda usar a opção de limpar a declaração, desde que ainda em preenchimento, a partir da lista de opções de 2020, tocando em "LIMPAR DECLARAÇÃO", o que não exige a palavra-chave e então, após limpar, seria necessário iniciar um novo preenchimento da declaração.
Se a declaração já foi transmitida, não será possível recuperá-la sem a palavra-chave.

 

P05. Não estou conseguindo ativar o dispositivo para fazer ou baixar a declaração e o recibo!
Resposta: não é necessário ativar o aparelho para preencher, entregar ou baixar a declaração entregue pelo aparelho ou respectivo recibo. A ativação servirá para acompanhar o processamento da declaração entregue, a qual é feita automaticamente se a declaração do IRPF 2020 foi transmitida pelo App informando o número do recibo da declaração IRPF de 2019. Maiores detalhes sobre ativação na P09.

 

P06. Quando fui usar o App, mostrou na tela uma mensagem para atualizar a versão na loja de apps, mas lá não existe atualização disponível!
Resposta: quando a atualização acaba de ser lançada, pode ocorrer alguma demora para aparecer nas lojas do Android e iOS. Por favor, tente mais tarde. Mas pode ocorre, no caso específico do Android, que algum componente desse sistema esteja desatualizado, então, tente também fazer o seguinte: abra o app da Play Store, toque nas 3 linhas do canto superior esquerdo, abra Meus Apps e Jogos, procure por atualizações de sistema pendentes e atualize. Desligue e ligue o aparelho e tente atualizar o App do Meu Imposto de Renda. Qualquer dúvida, por favor entre em contato: mobilidade.df@rfb.gov.br

 

P07. Ao preencher o rendimentos recebidos acumuladamente (RRA), o sistema não está permitindo informar o mês do recebimento!
Resposta: por favor, reduza o tamanho da fonte do aparelho para o padrão, então os botões deverão aparecer. Qualquer dúvida, por favor entre em contato: mobilidade.df@rfb.gov.br

 

P08. Na versão desktop posso fazer várias declarações (todos da minha família). É a primeira vez que uso a versão para celular. Esta versão tem como fazer também várias declarações? Ou só a minha?
Resposta: sim, várias declarações. Na tela de login, toque no botão outro usuário para incluir um novo CPF no App.

 

P09. Entreguei a declaração pelo aplicativo, mas não consigo acessar o EXTRATO DA DIRPF. O que faço?
Resposta: O acesso ao Extrato da DIRPF pelo aplicativo é permitido em 3 situações:
1. se a entrega da declaração de 2020 foi feita no mesmo aparelho e foi informado o número do recibo da declaração de 2019 (SERÁ EXIGIDA A PALAVRA-CHAVE DA DECLARAÇÃO);
2. se a entrega da declaração de 2020 foi feita no mesmo aparelho e foi a primeira declaração nos últimos 5 anos (SERÁ EXIGIDA A PALAVRA-CHAVE DA DECLARAÇÃO);
3. se foi feita autorização do acesso pelo e-CAC e em seguida ativado o cadastro pelo aplicativo, disponível no canto superior direito da lista de declarações (SERÁ EXIGIDA A PALAVRA-CHAVE DO CADASTRO PARA ATIVAR O SERVIÇO, MAS QUANDO FOR ACESSAR O EXTRATO DA DIRPF SERÁ EXIGIDA A PALAVRA-CHAVE DA DECLARAÇÃO).

 

P10. Troquei de equipamento e não consigo mais imprimir ou baixar a declaração e o recibo. O que faço?
Resposta: Neste caso, só há duas maneiras de recuperação:
Na internet, página do e-CAC, para quem tem certificado digital (que garante a autenticidade do usuário).
Nas unidades da RFB, após agendamento, presencialmente ou através de procuração.

 

P11. Aparece a página inicial e depois fica uma tela branca, mas nunca abre. O que faço?
Resposta: Por favor verifique se o APP 'WebView do sistema Android' está atualizado.
Isso pode ser verificado no APP do Google Play.
Depois de abrir o APP Play, abra o menu no canto superior esquerdo e em seguida abra o item meus APPs e procure pelo APP 'WebView do sistema Android'.
A versão mais atualizada precisa estar instalada para o aplicativo do 'Meu Imposto de Renda' funcionar corretamente.

 

P12. Ao tentar entregar a declaração, aparece Erro 15, informando que meu CEP não está atualizado. O que faço?
Resposta:. Verifique se o CEP, logradouro e município continuam os mesmos nos Correios. Verifique se o município vinculado ao CEP não foi informado incorretamente como Bairro/Distrito.

 

P13. Estou tentando entregar minha declaração, mas o APP não permite, pois ele exige o preenchimento de um código DV. O que faço?
Resposta:. Tenha em mãos o cartão do banco onde são exibidos os dados bancários.
Selecione o banco.
Para agência, informe o número antes do hífen '-' que aparece no cartão do banco.
Para a conta corrente, informe o número antes do hífen '-',
No DV, informe o número ou letra que aparece depois do hífen '-' da CONTA CORRENTE.

Exemplos:
No cartão do banco mostra
Agência: 1234-5
Conta corrente: 98.765-4

No APP digite:
Agência: 1234
Conta corrente: 98765
DV: 4


P14. Android. Entreguei a declaração, porém não consigo imprimir ou baixar o recibo ou a declaração e o APP informa que deu tudo certo com a entrega da declaração, mas ela foi transmitida a partir de outro aparelho. Mas estou no mesmo aparelho. O que faço?
Resposta: Por favor verifique se o Token da transmissão não foi removido do aparelho.
Sem o Token da transmissão não é possível baixar ou imprimir a declaração ou o recibo.
O Token da transmissão é um arquivo que obedece ao seguinte formato:
IRPF_COMP_TRANSMISSAO_(NUMERO DO CPF)_2020.dat
Ele deverá estar nas pastas do sistema do aparelho, em: /MeuImpostoDeRenda/
Caso tenha dificuldade em localizar o arquivo, por favor instale em seu aparelho o APP 'Files' do Google, disponível neste link:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.android.apps.nbu.files&hl=pt-BR&hl=pt-BR

 

P15. Se eu perder meu celular, perco as declarações entregues?
Resposta:. Sim. Após a transmissão os arquivos são armazenados no dispositivo móvel. Se houver algum problema com o dispositivo (furto, roubo, formatação indevida...) as informações serão perdidas. Nesse caso, se o usuário desejar cópia dos arquivos, deverá seguir o disposto na pergunta P01. Por isso, é muito importante que após a transmissão o usuário salve (compartilhe) as informações (tela pós transmissão, arquivos .dec, .rec e pdfs) em outro local de sua preferência (email, google drive, dropbox, evernote, servidor de nuvem, computador...).

 

P16. Posso informar conta de caderneta de poupança para receber minha restituição do imposto de renda?
Resposta: Sim, tanto conta corrente bancária como conta de caderneta de poupança podem ser informadas, desde que de titularidade da conta seja a do titular da declaração.


P17. Posso informar uma conta nova da Caixa Econômica Federal para restituição ou para débito automático do imposto de renda?
Resposta: Não. Não será possível efetuar a opção do crédito da restituição ou débito automático em novas contas bancárias da Caixa Econômica Federal que não possuam operação.