conteúdo

Anexação de documentos no Portal Siscomex

Anexação no Portal Siscomex - Passo a passo

Você pode registrar a Declaração de Trânsito (DT) no sistema Siscomex Trânsito antes ou após a criação do dossiê contendo os documentos (conforme os passos 1 a 11, a seguir).

Caso opte por iniciar pelo registro da DT, você poderá seguir diretamente os passos abaixo até o final, incluindo a vinculação (passos 12 a 16).

Obs. Caso opte por iniciar pela criação do dossiê, a vinculação somente poderá ser feita no Portal Siscomex, acessando-o novamente após o registro da DT. O Siscomex Trânsito não tem a funcionalidade de efetuar a vinculação de um dossiê criado anteriormente ao registro da DT. O caminho Siscomex Trânsito -> Dossiê Anexação Pucomex para a vinculação existe, porém, o caminho inverso não. Ou seja, se for criado o dossiê e depois registrada a DT, o usuário deverá retornar ao Portal Siscomex - Anexação para efetuar a vinculação do dossiê à DT registrada.


Passos:

1 - Acessar o Portal Siscomex – Acesso do interveniente - beneficiário Depositário ou Transportador/Agente de Carga:

1 acesso inicial depos transp

ou

Acessar o  o Portal Siscomex – Acesso do interveniente - beneficiário Importador:

acesso inicial importador

2 – Selecionar opção Importação

2.PNG



3 – Selecionar menu Anexação de Documentos → Anexar Documento → A Novo Dossiê

3.PNG



 4 – Informar o CNPJ/CPF do interessado; selecionar para o campo “Tipo": Dossiê de Declaração de Trânsito de Importação, e preencher o campo Descrição com alguma informação de interesse:

4.PNG



5 – Após clicar em “Criar” o sistema exibirá uma tela informando a criação do dossiê com o seu número, tipo e descrição.

5.PNG



6  – Ao fechar a tela, o sistema permitirá ao usuário realizar a anexação de documentos ao dossiê criado.

6.PNG



7 – Preenchidos os campos e selecionado(s) o(s) órgão(s) que terá(ão) acesso ao documento, clicar em “Adicionar”. O tipo de documento passa para a lista abaixo aguardando o “envio” do arquivo a que se refere o documento. Ao clicar na opção indicada, selecionar o arquivo conforme o local de seu armazenamento.

7.PNG


8 – Após o envio do arquivo, observar a indicação de “Incluído” no campo “Status”. Para confirmar a anexação do documento ao dossiê, marcar a caixa indicada na figura abaixo e, em seguida, clicar em Assinar e Anexar.

8.PNG

 

 

9 – Ao clicar em assinar o sistema solicita a confirmação.

9.PNG



10 – Confirmada a operação, o sistema executa as etapas para assinatura via certificação digital retornando, ao fim, a mensagem de que a operação foi realizada com sucesso. Caso contrário, repetir as operações para anexação.

10.PNG



11 – Ao clicar em fechar, o sistema retorna a tela principal, com os seguintes dados:

  • informações dos documentos anexados;
  • opção de anexar novos documentos;
  • fazer download dos documentos do dossiê; e
  • consultar/vincular operações.


11.PNG



12 – Para vincular o dossiê a uma DT, deve-se escolher a opção de “Consulta/Vincular Operações”. Ao clicar nesta opção o sistema abre a seguinte tela.

12.PNG

13 - Preencha os campos Tipo da operação: DT e Número da operação com o número da DT (somente números) elaborada em sistema Siscomex – Trânsito.

12 vincular operaçoes ao dossie.PNG


14 - Ao clicar em vincular o sistema apresenta tela de confirmação.

12 confirmação vincular.PNG

15 - Ao clicar em “SIM’ será exibida tela com os dados da vinculação.

13 dados da vinculação.PNG

16 – Ao registrar a DT no sistema Siscomex Trânsito, será apresentada a informação de que a DT possui um dossiê vinculado, conforme tela abaixo.

14.PNG

 

Consultar Vinculação de dossiê a DT

A qualquer momento é possível consultar se há algum dossiê vinculado a DT, no sistema Siscomex Trânsito, utilizando-se uma das seguintes consultas:

  • Extrato da Declaração; ou
  • Fluxo da Declaração de Trânsito.