Você está aqui: Página Inicial > Orientação > Aduaneira > Manuais Aduaneiros > Importação > Tópicos > Importação por Conta e Ordem e Importação por Encomenda > Passo a Passo para Criação do Dossiê e Anexação do Contrato
conteúdo

Passo a Passo para Criação do Dossiê e Anexação do Contrato

por Suana publicado 21/02/2019 10h15, última modificação 30/07/2020 10h58

Passo 1

Criação de um dossiê próprio, pelo importador, para anexar o contrato firmado com o adquirente ou com o encomendante, conforme o caso.

No Portal Siscomex, módulo Anexação de Documentos, clique em ANEXAR DOCUMENTO a NOVO DOSSIÊ, conforme figura abaixo.

Tela criar dossiê

Em seguida, o sistema solicitará a localização do documento a ser anexado. Informe-a, para anexar a imagem digitalizada do contrato.

 Siga as instruções do sistema. O sistema retornará com a informação do número do novo dossiê obtido.  

 Passo 2

O importador deve informar ao adquirente ou ao encomendante, conforme o caso, o número do dossiê gerado, para fins de inclusão no Cadastro de Intervenientes.

 Passo 3

Somente após implementados os passos precedentes, o importador poderá efetuar o registro de Declarações de Importação (DI) referentes a operações de importação por conta e ordem ou por encomendante predeterminado, amparadas naquele contrato.