Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Assessoria de Comunicação Institucional > 2018 > Novembro > Operação Caementa: Receita Federal e Polícia Federal desarticulam organização criminosa especializada em lavagem de dinheiro
conteúdo

Notícias

Operação Caementa: Receita Federal e Polícia Federal desarticulam organização criminosa especializada em lavagem de dinheiro

Operação

Os mandados foram cumpridos em várias localidades nos estados da região sul do País, destacando-se as cidades gaúchas de Santa Maria, Panambi, Garibaldi e Porto Alegre
publicado: 13/11/2018 07h20, última modificação: 09/04/2019 15h02

A Receita Federal e a Polícia Federal deflagraram, na manhã do dia 7, a Operação Caementa desarticulando um grupo empresarial que se utilizava de "laranjas" para fraudar credores, em especial, a Fazenda Nacional, para quem a organização criminosa deve aproximadamente 189 milhões de reais em tributos.

A ação teve como objetivo dar cumprimento a oito mandados de prisão, 37 mandados de busca e apreensão e o bloqueio de bens registrados em nome de cinco pessoas físicas e 42 pessoas jurídicas que participaram do esquema. Os mandados foram cumpridos em várias localidades nos estados da região sul do País, destacando-se as cidades gaúchas de Santa Maria, Panambi, Garibaldi e Porto Alegre.

Durante as auditorias fiscais e as investigações policiais, foi descoberto que o chefe do esquema, além de não recolher dolosamente os tributos devidos, também realizava compensações fraudulentas com títulos da dívida pública e lavava dinheiro, ocultando o patrimônio da entidade em empresas de fachada. Na mesma oportunidade, foram identificados R$ 81 milhões em bens que foram ocultados e que poderão responder pelas dívidas do grupo criminoso.

Por fim, foi constatado que a entidade criminosa já articulava novas maneiras de lavar o dinheiro oriundo da sonegação e pretendia investir em jogadores de futebol profissional por meio de uma nova empresa "laranja", criada com o propósito específico de fraudar seus credores.

O nome da operação - Caementa - é uma expressão latina que significa pedras pequenas, utilizadas para a confecção de concreto, produto que representa a principal atividade das empresas investigadas.