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Receita Federal participa da 52ª Assembeia Geral do Ciat

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O evento ocorreu em Ottawa, no Canadá, de 15 a 17 de maio
publicado: 24/05/2018 15h45 última modificação: 09/04/2019 15h59

As administrações tributárias dos países membros do Centro Interamericano de Administrações Tributárias (Ciat) reuniram-se em Ottawa, em razão da realização da Assembleia Geral da Organização. O evento ocorre anualmente e tem como objetivos tratar de temáticas tributárias relevantes e intercambiar conhecimentos e iniciativas de sucesso no âmbito das administrações tributárias, possibilitando também o desenvolvimento de ações multilaterais de cooperação.

Durante a sessão administrativa, que antecede o evento, foram aprovadas as incorporações de Nigéria e Belize ao quadro de membros permanentes do Ciat. Assim, atualmente 42 países são membros do Centro Interamericano de Administrações Tributárias, incluindo 32 países americanos, 4 países africanos, 5 países europeus e um país asiático.
Também durante a sessão administrativa foi escolhido o Conselho Diretor para o período 2018 - 2019. O secretário da Receita Federal, auditor-fiscal Jorge Rachid, representando a Receita Federal, fará parte do conselho juntamente com representantes do Paraguai, Cuba, Estados Unidos, Itália, Trinidad e Tobago, Bolívia e Costa Rica, e sob a presidência de Michael Snaauw, representante da Administração Tributária do Canadá.

Nas discussões técnicas, a temática do evento desse ano foi "Administração Tributária de Classe Mundial - Promovendo relações exitosas com as partes interessadas tanto a nível local como internacional". O foco das palestras e das discussões foi justamente o relacionamento das administrações tributárias com os principais agentes envolvidos nos processos de trabalho das administrações tributárias. Na ocasião, a Receita Federal apresentou palestra sobre o funcionamento do serviço de atendimento ao contribuinte, apresentando as modernas ferramentas que se encontram à disposição dos contribuintes do Fisco brasileiro. Além disso, foi apresentado o funcionamento do Serviço Público de Escrituração Digital (Sped), com foco no processo de compartilhamento de dados de contribuintes entre a Receita Federal e demais entidades públicas para fins administrativos.

A instituição foi representada pelo subsecretário de Fiscalização, auditor-fiscal Iágaro Jung Martins, e pelo chefe da Assessoria de Relações Internacionais, auditor-fiscal Flávio Araújo.