Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Assessoria de Comunicação Institucional > 2017 > Julho > Receita Federal doa 21 mil quilos de maçãs chilenas para merenda da rede pública de ensino

Notícias

Receita Federal doa 21 mil quilos de maçãs chilenas para merenda da rede pública de ensino

Institucional

No total foram doados 21 mil kg de frutas
publicado: 31/07/2017 17h25 última modificação: 09/04/2019 15h51

Nesta sexta-feira (28), a Receita Federal de Foz do Iguaçu efetuou a doação de uma carga de maçãs provenientes do Chile, que haviam sido abandonadas pelo importador, para compor a merenda escolar e prover parte da população carente da cidade.

A carga de maçãs havia sido importada por uma grande rede multinacional de supermercados que descumpriu os trâmites administrativos para completar o procedimento de importação a qual consistia de 1.092 caixas de maçãs totalizando 21 mil kg do produto. Diante do impasse provocado pela impossibilidade legal em nacionalizar a mercadoria e em fazê-la retornar ao país de origem, o importador declarou o desinteresse em seguir com o procedimento aduaneiro e decidiu abandoná-la.

Imediatamente a Receita Federal iniciou a lide para que essa mercadoria fosse doada o mais rápido possível, pois tratava-se de mercadoria perecível que deve permanecer em ambiente climatizado para que não pereça. Foram contatadas então duas entidades para receber a doação, A prefeitura municipal de Foz do Iguaçu e a entidade Cáritas, também da cidade.
Para a Prefeitura foram doadas 1000 caixas do produto que foram levados para o banco de alimentos da Prefeitura, onde serão distribuídas para compor a merenda escolar das crianças da rede pública municipal. Para a Cáritas foram doadas 92 caixas a serem distribuídas para a população carente que a entidade atende.

Importante esclarecer que a carga de maçãs não possui qualquer restrição ao consumo humano, pois havia sido liberada com os laudos pertinentes, pelo Ministério da Agricultura, órgão competente para atestar a sanidade de produtos dessa categoria.

A Receita Federal, além da missão de prover o Estado Brasileiro com os recursos necessários ao seu funcionamento, de exercer o controle aduaneiro sobre o comércio exterior, de cumprir com importante a missão de proteção à sociedade impedindo que produtos nocivos aos cidadãos e ao país ingressem no território nacional, exerce importante função social, fazendo doação dos mais diversos produtos às entidades que prestam relevante papel social junto à população carente.