Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Assessoria de Comunicação Institucional > 2015 > Dezembro > ALF/Porto de Itajaí apreende dois contêineres com 40 toneladas de produtos falsificados

Notícias

ALF/Porto de Itajaí apreende dois contêineres com 40 toneladas de produtos falsificados

Aduana

Valor das mercadorias falsificadas chega a R$ 15 milhões de reais
publicado: 22/12/2015 14h52 última modificação: 22/12/2015 15h21

Em procedimento de Análise de Risco Aduaneiro realizado pela Alfândega da Receita Federal no Porto de Itajaí/SC, foram identificadas novas cargas que estariam chegando ao País com indícios de irregularidades. Após o acompanhamento das cargas realizado antes do desembarque foi efetuada abordagem pela Equipe da Seção de Vigilância e Repressão (Savig) da Alfândega de Itajaí no Terminal de Navegantes, que resultou na retenção das mercadorias para posterior conferência física dos volumes e lavratura do auto de infração para aplicação da pena de perdimento aos bens.

Nos volumes foi constatada a existência de grande quantidade de óculos de sol, roupas, materiais esportivos, relógios entre outros, grande parte com identificação de marcas internacionais e nacionais conhecidas. Os produtos apreendidos vieram da China e seu  valor estimado é superior a 15 milhões de reais. Após os trâmites processuais as mercadorias serão encaminhadas para destruição.

Somente nos últimos dez dias, foram retidos pela ALF/Porto de Itajaí três contêineres com mais de 60 toneladas de mercadorias contrafeitas, com valor estimado superior a 25 milhões de reais.