Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Assessoria de Comunicação Institucional > 2011 > Setembro > Operação Voo Livre

Notícias

Operação Voo Livre

Operação de Fiscalização

Receita Federal investiga fraude na entrada de bagagens no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro
publicado: 01/09/2011 00h00 última modificação: 16/12/2014 16h47

A Receita Federal do Brasil (RFB) deflagrou hoje (01/09) a “Operação Voo Livre”, com o objetivo de combater organização criminosa suspeita de fraudar o fisco.

A Operação Voo Livre, realizada conjuntamente pela Receita Federal, Polícia Federal e Ministério Público Federal, apura indícios de prática de diversos crimes cometidos pela organização criminosa investigada, dentre eles o de contrabando e descaminho.

As ações ocorrem no Rio de Janeiro, onde estão sendo cumpridos 39 mandados de busca e apreensão nas empresas e residências dos suspeitos.

As investigações conjuntas tiveram início em 2008 e constatou-se que o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro – Galeão era utilizado como porta de entrada para produtos de origem estrangeira sem o devido recolhimento do Imposto de Importação. Com a intermediação de funcionários de empresas prestadoras de serviço que atuam no aeroporto, servidores da Receita Federal não vistoriavam as bagagens de determinados passageiros de voos internacionais, facilitando desta forma a prática de crimes de contrabando e descaminho.

O Superintendente Adjunto da Receita Federal no Rio de Janeiro, Marcus Vinícius Vidal Pontes, participará de entrevista coletiva às 11:00 no auditório da Superintendência da Policia Federal no Rio de Janeiro, onde serão repassadas outras informações relativas à operação Voo Livre.


Assessoria de Comunicação Social - Ascom/RFB