Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Assessoria de Comunicação Institucional > 2008 > Fevereiro > Receita e Marinha assinam acordo de cooperação

Notícias

Receita e Marinha assinam acordo de cooperação

Institucional

Acordo de cooperação é para prevenção e repressão a crimes de repercussão nacional ou internacional, quanto ao uso de mar aberto, águas interiores e áreas portuárias
publicado: 12/02/2008 23h00 última modificação: 05/01/2015 13h41

A Receita Federal do Brasil (RFB) e a Marinha do Brasil assinaram um acordo de cooperação na prevenção e repressão a crimes de repercussão nacional ou internacional, quanto ao uso de mar aberto, águas interiores e áreas portuárias.  

O convênio foi celebrado pelo secretário da RFB, Jorge Rachid, e o chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante-de-Esquadra Júlio Saboya de Araújo Jorge. O documento prevê formas de apoio nas áreas de logística, inteligência, comunicação e instrução.  

Segundo o documento, assinado nesta terça-feira (12/2) a Marinha ministrará cursos de formação e aperfeiçoamento de tripulantes de embarcações ao pessoal da RFB. Além disso, o órgão se compromete a prestar eventuais serviços de transporte, hospedagem, manutenção de embarcações e helicópteros da RFB, entre outros. Já Receita realizará palestras e cursos de interesse da Marinha, dentre outros serviços.  

O acordo irá vigorar por cinco anos, a contar da data de sua publicação no Diário Oficial, podendo ser prorrogado por igual período. Serão editados, ainda, convênios específicos de cunho operacional para delimitar as atuações da Receita e da Marinha no ambiente aquaviário.


Imagem