Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Assessoria de Comunicação Institucional > 2006 > Abril > Receita descobre em SP fraude em 20 mil declarações de IR

Notícias

Receita descobre em SP fraude em 20 mil declarações de IR

Operação de Fiscalização

As autuações da Receita deverão atingir cerca R$ 100 milhões
publicado: 20/04/2006 00h00 última modificação: 27/01/2015 12h46

Levantamento preliminar da Operação Sansão, desencadeada ontem (19) pela Receita Federal e Polícia Federal, em São Paulo, mostra que mais de 20 mil declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) foram fraudadas por quadrilhas especializadas em praticar golpes para engordar a restituição ou reduzir o valor do imposto a pagar. As autuações da Receita deverão atingir cerca R$ 100 milhões.

A operação, realizada em 41 escritórios da Grande São Paulo e em São José dos Campos, apreendeu computadores e cerca de 70 quilos em documentos, como recibos médicos assinados em branco, relação de estabelecimentos de ensino e clínicas médicas, inclusive de outros Estados.

Os valores eram alterados a partir da simulação de despesas médicas, que não há limite para deduções na declaração do IR. O golpe foi descoberto depois que a Receita fez o cruzamento de dados e informações disponíveis em seus sistemas. Eram fabricados gastos com médicos, clínicas, instituições de ensino e pensões alimentícias.

Os contribuintes envolvidos na fraude terão que pagar a diferença sonegada, corrigida em até 225%. Eles poderão ainda ser indiciados por sonegação de impostos pelo Ministério Público e Polícia Federal.