Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Assessoria de Comunicação Institucional > 2006 > Abril > Apreendido veleiro avaliado em 250 mil dólares

Notícias

Apreendido veleiro avaliado em 250 mil dólares

Operação de Fiscalização

O barco foi apreendido porque o importador tentou esconder o nome verdadeiro do vendedor, além de fornecer documentos falsos para liberar a mercadoria
publicado: 12/04/2006 00h00 última modificação: 27/01/2015 12h40

A Delegacia da Receita Federal de Rio Grande (RS) apreendeu um veleiro de 43 pés, avaliado em U$ 250 mil. O barco foi apreendido porque o importador tentou esconder o nome verdadeiro do vendedor, além de fornecer documentos falsos para liberar a mercadoria.

Com suspeita de que poderia haver fraude na operação, a Receita Federal obteve autorização da Justiça para apreender documentos e arquivos magnéticos na sede da empresa. Da análise da documentação, ficou comprovado que o importador tinha uma empresa de fachada no Uruguai para intermediar a operação.

As informações contábeis retiradas dos computadores da empresa mostraram ainda o preço real do veleiro e as transferências de dinheiro realizadas. O importador utilizava a empresa uruguaia para pagar valores que excediam ao declarado na fatura comercial. O objetivo dos compradores era pagar menos impostos que incidem sobre a importação.