Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Assessoria de Comunicação Institucional > 2005 > Setembro > Receita já recebeu 18 milhões de declarações de Isento

Notícias

Receita já recebeu 18 milhões de declarações de Isento

IRPF

O prazo, que começou em 1º de setembro, termina em 30 de novembro
publicado: 28/09/2005 00h00 última modificação: 06/03/2015 16h41

A Receita Federal do Brasil recebeu até hoje cedo 18 milhões de declarações de Isento, o que representa crescimento de 40% em relação ao mesmo período de 2004. Desse total, 9 milhões foram entregues pela internet e 8 milhões nas lotéricas. O restante, 1 milhão, foi enviado pelos demais meios de entrega (Correios, Banco do Brasil e os correspondentes bancários Banco Popular do Brasil e Caixa Aqui).

O supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, considera bom o ritmo de entrega, mas avalia que o crescimento se deve mais à demanda reprimida – o período de entrega este ano começou 15 dias mais tarde – do que a pressa dos contribuintes de acertarem as contas com a Receita o mais cedo possível.

A declaração deve ser entregue por quem teve rendimentos tributáveis de até R$ 12.692,00 em 2004. O prazo, que começou em 1º de setembro, termina em 30 de novembro.

 Imóveis rurais

Mais de 1 milhão de proprietários de imóveis rurais ainda não prestaram contas à Receita. O prazo de entrega da Declaração do Imposto Territorial Rural (ITR) se encerra nesta sexta-feira, dia 30. Até agora foram recebidos, pela internet, 3,46 milhões de documentos. Esse total exclui as declarações em formulário. A expectativa da Receita é que sejam recebidas 4,5 milhões de declarações.

A declaração pode ser feita pela internet (www.receita.fazenda.gov.br), entregue em disquete nas agências do Banco do Brasil e Caixa Econômica ou em formulário nos Correios. A multa para quem não entregar a declaração é de 1% ao mês sobre o imposto devido, cujo valor não pode ser inferior a R$ 50.