Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Assessoria de Comunicação Institucional > 2005 > Novembro > Receita alerta: 12 milhões ainda não entregaram a Declaração de Isento

Notícias

Receita alerta: 12 milhões ainda não entregaram a Declaração de Isento

publicado: 24/11/2005 23h00 última modificação: 06/03/2015 17h25

Cerca de 12 milhões de brasileiros estão deixando para entregar a Declaração de Isento nos seis últimos dias do prazo, que termina na próxima quarta-feira, dia 30. A expectativa é de que sejam apresentados 60 milhões de documentos, dos quais 48 milhões tinham sido entregues até a manhã desta sexta-feira. A expectativa da Receita Federal é de que o número previsto seja alcançado, apesar da demora dos contribuintes.

Para o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, há tendência no Brasil das pessoas deixarem o cumprimento das obrigações para o limite do prazo. O supervisor diz que, nos últimos cinco dias do ano passado, foram entregues cerca de 15 milhões de declarações. "Por esses números dá para observar que alguns milhões ainda preferem arriscar nos últimos dias a antecipar a entrega", avalia.

Segundo Adir, a situação deste ano é bastante parecida com a do ano passado, quando 10 milhões de contribuintes isentos deixaram para declarar nos dois últimos dias do prazo. Ele adverte que, apesar de o envio da Declaração de Isento ser mais rápido que o da Declaração do Imposto de Renda, por exemplo, há sempre o risco de o contribuinte enfrentar filas nas lotéricas e congestionamento na internet devido à sobrecarga na telefonia.