Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Assessoria de Comunicação Institucional > 2004 > Outubro > Receita recebeu mais de 4 milhões de declarações no prazo
conteúdo

Notícias

Receita recebeu mais de 4 milhões de declarações no prazo

Imóvel Rural

Maioria dos proprietários de imóveis rurais cumpriu as exigências da Receita Federal
publicado: 01/10/2004 00h00, última modificação: 17/03/2015 14h14

A maioria dos proprietários de imóveis rurais cumpriu as exigências da Receita Federal, entregando no prazo a Declaração do Imposto Territorial Rural (ITR). O prazo de entrega terminou quinta-feira (30). Quem deixou de declarar pagará multa de 1% ao mês sobre o imposto devido, cujo valor não poderá ser inferior a R$ 50,00.

Dados divulgados nesta sexta-feira (1º) pelo secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, mostram que foram recebidos pela internet 4,069 milhões de documentos, volume 10% superior ao registrado no ano passado. O total entregue não inclui as declarações feitas em papel.

No ano passado, foram entregues no prazo 4,194 milhões de declarações rurais, somando-se as enviadas por meio do formulário de papel, que ficou em 530 mil. Caso o número de declarantes em papel em 2004 seja igual ao do ano passado, o volume de documentos entregues subirá para 4,6 milhões.

Mas, para o supervisor do ITR, Joaquim Adir, os proprietários rurais estão utilizando mais a internet por causa da facilidade que o programa oferece aos declarantes. "O programa traz muitas ferramentas de fácil manuseio, fazendo com que o contribuinte prefira essa forma para enviar a declaração", avalia Adir, afirmando que o número de contribuintes que optaram pelo papel deverá diminuir em 2004.

Assessoria de Imprensa da SRF