Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Assessoria de Comunicação Institucional > 2004 > Fevereiro > Arrecadação de janeiro bate recorde histórico
conteúdo

Notícias

Arrecadação de janeiro bate recorde histórico

Arrecadação

Na comparação com igual mês do ano passado, houve aumento de real de 1,77% (IPCA) e 3,08% (IGP-DI)

A arrecadação de impostos e contribuições federais atingiu em janeiro R$ 28,170 bilhões – recorde histórico, com base no IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). Na comparação com igual mês do ano passado, houve aumento de real de 1,77% (IPCA) e 3,08% (IGP-DI). Em termos nominais (que não exclui a inflação acumulada no período), o aumento foi de 9,49%. Em relação a dezembro, houve crescimento de 4,70% (IPCA) e 4,54% (IGP-DI).

Os dados da arrecadação em janeiro foram divulgados nesta sexta-feira (13) pelo secretário-adjunto da Receita Federal, Ricardo Pinheiro. Segundo o secretário, o aumento da arrecadação no mês passado se deveu a fatores sazonais, como o incremento das vendas em dezembro por causa das festas de final de ano. Esse fator, de acordo com Pinheiro, influenciou positivamente os recolhimentos do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido).

Análise mensal - Arquivo .pdf
Tabelas e gráficos - Arquivo .xls