Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Assessoria de Comunicação Institucional > 2004 > Fevereiro > 2ª RF: ALF/Aeroporto de Belém apreende sete toneladas de peixe
conteúdo

Notícias

2ª RF: ALF/Aeroporto de Belém apreende sete toneladas de peixe

Operação de Fiscalização

O motivo da apreensão dos peixes foi o fato de que 90% deles tinham comprimento inferior a 41cm, o que contraria a Portaria 172/2002, do Ibama

A Alfândega do Aeroporto Internacional de Belém, em operação conjunta com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e com o apoio do Batalhão de Polícia Ambiental da Polícia Militar, apreendeu no dia 06/02, sete toneladas de pargo e setecentos quilos de barbatana de tubarão, que seriam exportados para os Estados Unidos.

O motivo da apreensão dos peixes foi o fato de que 90% deles tinham comprimento inferior a 41cm, o que contraria a Portaria 172/2002, do Ibama. Com esse tamanho o pargo ainda não fez sua primeira reprodução e isso compromete toda a renovação da espécie.

As barbatanas de tubarão estavam sendo transportadas escondidas em meio a “grude” de gurijuba e sem documentação que comprovassem o destino da carcaça do animal, o que também é ilegal.

Além da perda da mercadoria - que foi imediatamente destinada a entidades filantrópicas - foi aplicada à empresa exportadora uma multa de R$ 75.000,00.