Canais de Atendimento
Lista de Serviços
Na Lista de Serviços você encontra todos os serviços prestados pela Receita Federal, presenciais ou à distância.
Canais de Prestação de Serviços
A Receita Federal coloca à disposição dos contribuintes diversos canais de atendimento, que garantem comodidade e preservação do sigilo fiscal na obtenção de serviços.
O atendimento virtual é realizado por:
a) serviços acessíveis no portal de atendimento virtual (e-CAC), após autenticação do contribuinte por certificado digital ou código de acesso — serviços específicos.
b) atendimento pela Internet por meio de sistemas disponibilizados online, cujo acesso é realizado de forma direta ou com senha específica;
c) atendimento a distância por meio do Dossiê Digital de Atendimento, via e-Processo no Portal e-CAC;
d) Chat - RFB visa atender contribuintes autenticados no Portal e-CAC via certificado digital ou código de acesso. O horário de atendimento é das 07h às 19h, em dias úteis.
e) aplicativos (app) para dispositivos móveis, diretamente no seu tablet ou smartphone;
f) formulários eletrônicos do Fale Conosco[1], para esclarecimento de dúvidas.
Já o atendimento presencial é realizado:
a) nas unidades de atendimento ao contribuinte; ou
b) em instituições conveniadas[2] — serviços específicos para CPF e CNPJ.
Além dos canais de prestação de serviços acima, conte também com:
a) os núcleos de apoio contábil e fiscal (NAFs) — serviços específicos. Localize aqui o NAF mais próximo.
[1] O Fale Conosco não substitui o processo de consulta regulamentado pela Instrução Normativa RFB nº 1.396, de 16 de Setembro de 2013 e não tem acesso a procedimentos pertinentes ao atendimento presencial.
[2] Instituições Conveniadas:
- Entidades públicas conveniadas (serviços gratuitos relacionados ao CPF);
- Banco do Brasil;
- Caixa Econômica Federal;
- Correios.