Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Ações e Programas > Combate ao Contrabando e Descaminho > Notícias > 2020 > Junho > 8ª Região Fiscal > Receita Federal promove ação em shopping popular da capital paulista

Notícias

Receita Federal promove ação em shopping popular da capital paulista

São Paulo

Estimativa é da apreensão de mais de 4 mil celulares sem origem lícita.
por publicado: 25/06/2020 20h55 última modificação: 25/06/2020 20h55

Nesta quinta-feira, 25 de junho, a Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho (Direp) da Receita Federal em São Paulo, com apoio da Prefeitura Municipal de São Paulo, deflagrou ação em shopping popular na capital paulista.

A operação foi denominada "De onde fala" em referência à expressão utilizada quando se atende o telefone sem saber a origem da ligação. A ação teve foco justamente em telefones celulares novos sem origem lícita.

Conforme os levantamentos preliminares, estima-se a apreensão de mais de 4 mil unidades de telefones celulares com valor de mercado aproximado de R$ 8 milhões.

A prática identificada lesa os importadores que atuam legalmente e subtrai os empregos legítimos gerados pela atividade legal e os recursos que deixam de ser recolhidos aos cofres públicos.

Além da perda das mercadorias apreendidas, os responsáveis devem ser representados pelo crime de descaminho.