Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Ações e Programas > Combate ao Contrabando e Descaminho > Notícias > 2020 > Julho > 9ª Região Fiscal > Receita Federal deflagra "Operação Covil" em Itapoá/SC

Notícias

Receita Federal deflagra "Operação Covil" em Itapoá/SC

Santa Catarina

Quadrilha que praticava desvios de cargas foi desmantelada, e três pessoas foram presas.
por publicado: 10/07/2020 15h20 última modificação: 10/07/2020 15h20
Colaboradores: , Assessoria de Comunicação Social,

As Equipes Regionais de Gerenciamento de Risco e de Repressão Portuária da 9ª RF e a Equipe de Vigilância e Repressão da Delegacia da Receita Federal em Joinville/SC, com apoio da Alfândega da Receita Federal no Porto de São Francisco do Sul/SC e da Polícia Militar de Santa Catarina (PM/SC), deflagraram na tarde desta terça-feira (7) a Operação Covil, na cidade de Itapoá/SC.

O objetivo da Operação foi eliminar os desvios de cargas que estavam sendo praticados por um grupo que retirava mercadorias importadas de dentro de contêineres antes da fiscalização aduaneira.

O crime era cometido durante o transporte do contêiner, chamado de Trânsito Aduaneiro, do Porto de Itapoá até o Recinto Alfandegado em São Francisco do Sul/SC. Os contêineres desviados eram levados para depósitos do grupo onde era feita a retirada dos produtos. O valor das mercadorias desviadas é superior a R$ 1 milhão. E o prejuízo para a sociedade é superior a R$ 500 mil.

Durante a operação foram detidos três suspeitos que poderão responder pelos crimes de contrabando e descaminho. As investigações continuam para identificar se há outros envolvidos.

O nome da operação faz referência aos esconderijos que o grupo usava para praticar os delitos.