Notícias
Receita Federal em Joaçaba divulga atividades de repressão de 2019
Santa Catarina
A Seção de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho (Sarep) da Delegacia da Receita Federal em Joaçaba/SC divulgou um balanço de suas atividades desenvolvidas ao longo de 2019.
Foram 49 operações realizadas, atingindo com folga a meta estipulada pela Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho da 9ª RF (Direp09), que era de 12 operações. Em termos de valor, o total de apreensões alcançou a marca de R$ 13,37 milhões em mercadorias e veículos. As multas atingiram a cifra de R$ 6,17 milhões. O maior volume é oriundo da apreensão de cigarros, que conta com o apoio das forças policiais presentes nas rodovias da região.
Confira no gráfico abaixo os tipos de mercadorias apreendidas e o valor que elas representam.
TIPO DE MERCADORIAS APREENDIDAS POR VALOR
TIPOS DE MERCADORIAS APREENDIDAS POR VALOR - EXCLUINDO OS CIGARROS
Interessante notar que, excluindo cigarros e veículos, o maior valor agregado de apreensões provém do segmento de alimentos. Isso se deve às inúmeras apreensões de camarão oriundo da Argentina, que abasteceriam bares e restaurantes do litoral catarinense e de outros Estados.
Os pontos de melhorias para 2020 são realizar uma maior aproximação com alguns órgãos específicos de segurança, focar em determinados tipos de operação e melhorar o fluxo operacional de contagem e classificação das mercadorias.