Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Ações e Programas > Combate ao Contrabando e Descaminho > Notícias > 2020 > Janeiro > 8ª Região Fiscal > Receita Federal localiza quase duas toneladas de cocaína em ação no Porto de Santos
conteúdo

Notícias

Receita Federal localiza quase duas toneladas de cocaína em ação no Porto de Santos

São Paulo

Operação contou com apoio das equipes de cães de faro.
publicado: 20/01/2020 09h58, última modificação: 20/01/2020 09h58

A Receita Federal localizou 1.910 kg de cocaína em uma ação finalizada na última sexta-feira, dia 17 de janeiro, no Porto de Santos. Iniciada na terça-feira, dia 14, a ação foi promovida por equipes da Alfândega da Receita Federal no Porto de Santos e condutores de cães de faro da própria Unidade e da Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho da Receita Federal na 8ª Região Fiscal (Direp/08). A droga estava escondida em cargas de exportação.

As unidades de carga (contêineres) foram selecionadas para conferência através de critérios objetivos de análise de risco, incluindo a inspeção não intrusiva por escâner e varredura de pátio.

A primeira localização (1.229 kg) ocorreu na terça-feira, dia 14, em uma carga regular de farinha proteica de soja acondicionada em sacas. O destino final da carga seria o Porto de Antuérpia, na Bélgica.

A segunda localização (681 kg) ocorreu na quinta-feira, dia 16, em uma carga regular de limões “in natura” acondicionados em caixas. A carga tinha como destino final a Holanda.

Nas duas oportunidades, houve indicação positiva dos cães de faro da Receita Federal, direcionando nossas equipes para uma inspeção mais detalhada das cargas.

A finalização dos trabalhos ocorreu na sexta-feira, dia 17, após a verificação de todos os contêineres selecionados.

A droga interceptada pela Receita Federal foi entregue à Polícia Federal, que acompanhou as operações a partir das localizações e prosseguirá com as investigações a partir das informações fornecidas pela Receita.

registrado em: , ,