Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Ações e Programas > Combate ao Contrabando e Descaminho > Notícias > 2019 > Setembro > 9ª Região Fiscal > Receita Federal participa da Ação Integrada de Fiscalização Urbana em Foz do Iguaçu

Notícias

Receita Federal participa da Ação Integrada de Fiscalização Urbana em Foz do Iguaçu

Paraná

Mais de 200 volumes foram retidos com mercadorias diversas, entre elas, cigarros, brinquedos, eletrônicos, com valor total estimado em R$ 440 mil.
por publicado: 20/09/2019 14h33 última modificação: 16/10/2019 10h55

Na quarta-feira (18) foi realizada, na região da Ponte Internacional da Amizade (BR 277 e bairros Jupira e Vila Portes), mais uma etapa da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU), coordenada pela Câmara Técnica de Prevenção à Violência e Criminalidade e Fiscalização Urbana, com o objetivo de realizar fiscalização multidisciplinar (tanto na esfera criminal e administrativa quanto voltada também à verificação das condições de crianças e adolescentes que por ali transitam).

Foram fiscalizados veículos, pessoas e estabelecimentos (estacionamentos, guarda-volumes, restaurantes).

Um dos estabelecimentos, que possui alvará de restaurante, funcionava como verdadeiro depósito para mercadorias introduzidas ilegalmente no país, que, posteriormente, seriam transportadas por ônibus de turismo. Esse mesmo estabelecimento foi vistoriado por equipes do Corpo de Bombeiros que encontraram diversas irregularidades e lavraram autuações por falta de itens obrigatórios de segurança.

As mercadorias descaminhadas e contrabandeadas recolhidas pela ação foram levadas para a Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu. Aos responsáveis caberá Representações Fiscais para fins penais que serão encaminhadas ao Ministério Público Federal.

Os órgãos da esfera federal, estadual e municipal atuaram de forma integrada, realizando apreensões de mercadorias diversas sem documentação fiscal. Além disso, buscou-se fortalecer a atuação preventiva na região, possibilitando uma maior percepção de segurança por parte da população.