Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Ações e Programas > Combate ao Contrabando e Descaminho > Notícias > 2019 > Outubro > 9ª Região Fiscal > Mercadorias e moedas em espécie são retidas na Aduana da Ponte Internacional da Amizade

Notícias

Mercadorias e moedas em espécie são retidas na Aduana da Ponte Internacional da Amizade

Paraná

As mercadorias apresentaram indício de destinação comercial. Dentre as moedas, além de dólares, também foram apreendidos guaranis, moeda do Paraguai.
por publicado: 08/10/2019 11h28 última modificação: 16/10/2019 09h06

Na última terça-feira (1º), no âmbito da Operação Fronteira Integrada, ação conjunta entre a Receita Federal e a Força Nacional resultou na apreensão de um veículo com mercadorias importadas do Paraguai e moeda estrangeira em espécie na Aduana da Ponte Internacional da Amizade, em Foz do Iguaçu/PR.

A ação ocorreu por volta das 17h, quando as equipes abordaram um veículo, que estava ocupado pelo motorista e mais dois passageiros, para verificação de rotina. Durante a fiscalização encontraram grande quantidade de produtos com destinação comercial, entre eles, perfumes, cosméticos diversos e eletrônicos.

Além das mercadorias, dentro de uma mochila, os viajantes levavam mais de U$ 11 mil e G$ 166 milhões em espécie. A legislação brasileira permite a entrada no país, sem declaração, do equivalente a R$ 10 mil. De acordo com a Lei 9.069/1995, o equivalente a R$ 10 mil foi devolvido ao passageiro que se declarou proprietário do dinheiro.

As mercadorias e as moedas que excederam o valor legal permitido foram retidas para aplicação da pena de perdimento. Todos os ocupantes do veículo foram liberados.