Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Ações e Programas > Combate ao Contrabando e Descaminho > Notícias > 2019 > Outubro > 9ª Região Fiscal > Jovem é preso tentando embarcar com drogas no Aeroporto Internacional Afonso Pena

Notícias

Jovem é preso tentando embarcar com drogas no Aeroporto Internacional Afonso Pena

Paraná

A apreensão de mais de R$ 2 milhões em droga sintética aconteceu no dia 25 de outubro.
por publicado: 29/10/2019 15h35 última modificação: 08/11/2019 11h20

A operação ocorreu durante o trabalho rotineiro da Equipe de Vigilância e Repressão da Inspetoria da Receita Federal no Afonso Pena. Durante a execução de procedimento de inspeção não invasiva de bagagens de voos domésticos, com o uso de scanner, houve seleção de bagagem suspeita, pertencente a passageiro com destino a João Pessoa/PB e com escala em Guarulhos/SP. Pelo uso do raio X, a Receita Federal conseguiu identificar que a bagagem continha objetos de uso pessoal e grande quantidade de substância orgânica, não identificada, com aparência de drogas.

De posse dos dados constantes na etiqueta da mala, foi possível identificar o proprietário no terminal de embarque doméstico, o qual foi conduzido até a ala da Receita Federal para realização dos procedimentos de abertura e verificação física da bagagem.

Nesse deslocamento do terminal de embarque até a ala da RFB, ao ser indagado pelos servidores, o passageiro declarou algumas inconsistências em suas respostas, o que reforçou as suspeitas de irregularidade, motivando o acionamento da equipe K9/RFB;

Por ocasião da inspeção houve indicação passiva, por parte da cadela de faro Hétina, de substância entorpecente presente no interior da mala. Dessa forma, procedeu-se à abertura e verificação física da bagagem, resultando na apreensão de 13,39 kg de substância orgânica, de cor azulada, prensada em comprimidos, com aparência de ecstasy, e de 1 kg de substância orgânica, de cor amarelada, cristalizada, com aparência de MDMA. As drogas foram estimadas em cerca de R$ 2.100.000,00.

Pelo ocorrido, os servidores da Receita Federal deram voz de prisão ao passageiro de 23 anos, natural de Natal/RN. O passageiro, junto com os entorpecentes encontrados, foi conduzido até a Delegacia de Polícia Civil de São José dos Pinhais/PR, para apresentação à autoridade policial e formalização do flagrante.

Na Delegacia, os investigadores da Polícia Civil estimaram a quantidade de ecstasy apreendida em 40 mil comprimidos.