Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Ações e Programas > Combate ao Contrabando e Descaminho > Notícias > 2019 > Janeiro > 7ª Região Fiscal > Operação Desmonte investiga esquema internacional de tráfico de armas

Notícias

Operação Desmonte investiga esquema internacional de tráfico de armas

Espírito Santo

No dia 22 de janeiro de 2019 foi deflagrada a segunda fase da Operação Desmonte, em que policiais federais deram cumprimento a dois Mandados de Busca e Apreensão no município de Cariacica/ES
por publicado: 18/02/2019 15h18 última modificação: 18/02/2019 15h18

Na terça-feira (dia 22) foi deflagrada a segunda fase da Operação Desmonte para dar cumprimento a dois Mandados de Busca e Apreensão no município de Cariacica/ES.

Investigação iniciada em 2016 quando, em inspeção de encomenda internacional enviada como remessa expressa para um destinatário do Espírito Santo, auditores-fiscais da Alfândega de Viracopos detectaram mercadoria com características de um fuzil AR-15. Apurou-se que a mercadoria se destinava à pessoa física suspeita de fazer parte de organização criminosa atuante no estado do Espírito Santo.

A primeira fase da Operação Desmonte ocorreu em 9 de maio de 2016 quando, em uma entrega controlada, foi efetuada a prisão em flagrante de um suspeito. Na época foram encontradas partes de fuzis calibre 556 e 15 carregadores de munição, ocultadas dentro de caixa de andador para idoso, procedente dos Estados Unidos por via aérea, além de documentos de identidade e carteiras nacionais de habilitação adulteradas. As peças tinham sido cuidadosamente anexadas às partes metálicas do andador, de forma a dificultar sua identificação em aparelhos de raio-X.

Em junho de 2016, a Receita Federal produziu Relatório de Inteligência para as unidades alfandegárias que possuem Remessa Expressa informando os remetentes, os destinatários e os principais endereços de entrega no Espírito Santo.

Além disso, o relatório alertou para as mercadorias mais utilizadas para camuflar as armas. Verificou-se que são mercadorias que favorecem o encaixe de parte de armas de forma a dificultar a identificação em Raio-X, como andadores, churrasqueira, telescópio, entre outras. 

 

registrado em: