Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Ações e Programas > Combate ao Contrabando e Descaminho > Notícias > 2019 > Dezembro > 9ª Região Fiscal > Veículos e mercadorias estrangeiras são apreendidos na Operação Muralha

Notícias

Veículos e mercadorias estrangeiras são apreendidos na Operação Muralha

Paraná

Veículos e mercadorias estrangeiras são apreendidos na Operação Muralha.
por publicado: 02/12/2019 15h37 última modificação: 06/12/2019 14h02

Na tarde de 26 de novembro, um automóvel e uma motocicleta foram retidos enquanto tentavam escapar da fiscalização utilizando-se de desvios à barreira instalada na rodovia BR-277, em São Miguel do Iguaçu/PR.

A motocicleta foi interceptada, por volta das 9h30, pelo drone da Polícia Civil enquanto tentava passar pelo desvio. Os policiais fizeram então o acompanhamento tático e realizaram a abordagem. Foram encontrados eletrônicos no valor estimado de R$ 3 mil.

O veículo, com placas de Guarapuava, foi abordado às 10h pelo pelotão do Exército Brasileiro, que fazia patrulhamento de rotina no desvio. Os condutores, quando perceberam que seriam abordados, fugiram a pé pela plantação. No interior do carro havia cerca de dez caixas de cigarros contrabandeados, o que corresponde a 5 mil maços de cigarros.

Na quarta-feira (27), por volta das 12h, um ônibus foi retido na barreira fixa de fiscalização. O ônibus, que tinha como destino a cidade de Curitiba, levava grande quantidade de mercadorias de origem estrangeira, principalmente eletrônicos, caracterizando destinação comercial.

A motocicleta, o veículo e o ônibus foram retidos, lacrados e encaminhados para a Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu/PR para posterior verificação.

E, ainda na quarta-feira (27), por volta das 13h, foram apreendidas na barreira de fiscalização 100 garrafas de bebidas alcoólicas. A equipe abordou um veículo, onde estavam o motorista e um passageiro, ambos estudantes do curso de medicina no Paraguai. Durante a verificação os servidores encontraram as bebidas alcoólicas que não possuíam comprovação de importação regular. O motorista alegou que levaria as mercadorias para Teófilo Otoni/MG.

As bebidas, avaliadas em R$ 10 mil, foram apreendidas. O veículo e os passageiros foram liberados.

A Operação Muralha acontece de forma integrada à Operação Hórus, que já está em andamento, e à Operação Muro Alto, também deflagrada sob coordenação da Receita Federal no Mato Grosso do Sul. Estão envolvidos com as atividades 500 servidores, considerando todas as instituições participantes. A Operação Muralha conta, ainda, com o apoio de escâneres, de equipes com cães farejadores e do helicóptero da Receita Federal.