Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Ações e Programas > Combate ao Contrabando e Descaminho > Notícias > 2018 > Maio > 9ª Região Fiscal > Apreensões de maconha durante o fim de semana na Operação Muralha
conteúdo

Notícias

Apreensões de maconha durante o fim de semana na Operação Muralha

Paraná

No total foram apreendidos 68 kg de maconha. Duas pessoas foram presas em flagrante delito e um menor foi apreendido.

Na tarde de sábado (12), por volta das 15h, na barreira montada para a Operação Muralha, próximo à praça de pedágio em São Miguel do Iguaçu/PR, a fiscalização abordou um ciclista que tentava passar pelo acostamento. O rapaz, menor de idade, apresentava sinais de nervosismo e teve sua mochila verificada. Em seu interior havia diversos tabletes de substância análoga à maconha que totalizaram 6 kg.

Diante do fato, as equipes de fiscalização ficaram em alerta quanto a situações parecidas. O resultado foi obtido ainda no sábado (12), por volta das 17h, quando mais um ciclista foi abordado num ponto aproximadamente dois quilômetros à frente do pedágio, em direção à Cascavel/PR. Em sua mochila também foram encontrados tabletes de substância análoga à maconha que totalizaram mais 6 kg. Esse outro ciclista era um jovem de 19 anos. Ele confessou que estava junto com o ciclista da apreensão anterior e que, após perceber a fiscalização no colega, desmontou sua bicicleta e se escondeu.

Ante os fatos, ambos foram conduzidos para a Delegacia da Polícia Civil de São Miguel do Iguaçu para os procedimentos legais cabíveis.

Na manhã de domingo (13), por volta das 11h, foi realizada uma abordagem em um ônibus da linha Foz do Iguaçu – Cascavel. Durante fiscalização no interior do veículo, chamou atenção o comportamento inquieto de um determinado passageiro. Dessa forma, suas bagagens foram selecionadas para uma inspeção minuciosa e acabaram por revelar grande quantidade de tabletes de substância análoga à maconha, que estavam acondicionados em uma caixa de papelão. O passageiro era um homem de 23 anos que já possuía passagem policial por roubo, lesão corporal, porte de drogas e ameaça.

A droga totalizou 56 kg e foi encaminhada, juntamente com o passageiro, para a Delegacia da Polícia Civil de São Miguel do Iguaçu para os procedimentos legais cabíveis.

A Operação

A Operação Muralha, desenvolvida na região de Foz do Iguaçu, iniciou sua primeira fase no ano em 30 de abril. As ações estão sendo desenvolvidas na barreira fixa montada próxima ao pedágio de São Miguel do Iguaçu/PR, com revezamento de equipes nas 24 horas do dia, e nas estradas vicinais, lago do reservatório de Itaipu e Rio Paraná através de incursões das equipes volantes de prontidão.

Essa iniciativa está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalizações atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros.

Participam da Operação a Receita Federal, Polícia Federal, Força Nacional, Polícia Rodoviária Federal, Exército, Marinha, Aeronáutica, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Polícia Militar do Paraná, Polícia Civil e Departamento de Inteligência do Estado do Paraná - DIEP), Ministério Público Estadual e GGIFRON-PR.

registrado em: