Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Ações e Programas > Combate ao Contrabando e Descaminho > Notícias > 2018 > Maio > 9ª Região Fiscal > Alfândega no Porto de Itajaí e Ibama apreendem 1,7 tonelada de mercúrio
conteúdo

Notícias

Alfândega no Porto de Itajaí e Ibama apreendem 1,7 tonelada de mercúrio

Santa Catarina

A retenção da carga com 1.725 kg aconteceu na manhã de 10 de maio.
publicado: 11/05/2018 15h17, última modificação: 03/04/2019 17h39

Uma operação conjunta entre a Receita Federal e o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) resultou na retenção de 1.725 Kg de mercúrio inorgânico de uso industrial no Porto de Itajaí/SC. A carga foi importada da Turquia por uma empresa de Joinville/SC que, de acordo com a fiscalização do Ibama, utilizava sua licença para comercializar o mercúrio em transações ilícitas para garimpos ilegais na região amazônica.

O contêiner era monitorado pela Receita Federal desde janeiro, quando a licença de importação da empresa de Joinville foi cassada pelo Ibama. A carga chegou ao Porto de Itajaí há cerca de um mês, e foi interceptada pela fiscalização aduaneira.

O mercúrio é considerado um produto perigoso e nocivo ao meio ambiente. Por ser altamente controlado e de difícil destinação, a empresa importadora foi intimada pela Receita Federal para promover a devolução da carga ao exportador.

registrado em: