Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Ações e Programas > Combate ao Contrabando e Descaminho > Notícias > 2018 > Junho > 9ª Região Fiscal > ALF/Itajaí apreende mais 72 toneladas de mercadorias falsificadas
conteúdo

Notícias

ALF/Itajaí apreende mais 72 toneladas de mercadorias falsificadas

Santa Catarina

As mercadorias foram falsamente declaradas como carvão vegetal. Valor total estimado é de R$ 58 milhões.
publicado: 28/06/2018 11h21, última modificação: 03/04/2019 17h40

Em uma nova operação de vigilância, a Alfândega da Receita Federa no Porto de Itajaí apreendeu, na última terça-feira (26), mais três contêineres originários da China com 72 toneladas de produtos falsificados.
Foram registradas pela empresa importadora três Declarações de Importação (DI) informando tratar-se de carvão vegetal de fibra de coco para utilização em Narguile.

Monitoradas pela Equipe de Gestão de Riscos Aduaneiros, as três cargas foram bloqueadas e determinada a abertura dos contêineres para a verificação física, confirmando-se as suspeitas de falsa declaração de conteúdo. De fato trata-se de calçados, relógios, óculos, roupas e bolsas ostentando marcas reconhecidas, provavelmente falsificadas, que abasteceriam os mercados pelo Brasil. Grande parte da mercadoria era composta por uniformes das seleções participantes da Copa do Mundo, em especial, a da seleção brasileira.

As apreensões serão formalizadas com a lavratura de autos de infrações e aplicação da pena de perdimento pelas irregularidades apuradas. A representação fiscal para fins penais contra os responsáveis pela importação será encaminhada ao Ministério Público Federal.

Estima-se que o valor total das mercadorias é de 15 milhões de dólares, que corresponde a R$ 58 milhões.

registrado em: