Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Ações e Programas > Combate ao Contrabando e Descaminho > Notícias > 2018 > Dezembro > 9ª Região Fiscal > Apreensão de mercadorias em Maringá supera 1 milhão de dólares
conteúdo

Notícias

Apreensão de mercadorias em Maringá supera 1 milhão de dólares

Paraná

Entre as mercadorias havia grande quantidade de celulares de última geração.
publicado: 17/12/2018 16h17, última modificação: 04/04/2019 16h22

Na madrugada do dia 5 de dezembro, na Rodovia PR 323, região metropolitana de Maringá/PR, equipe da Polícia Rodoviária Estadual abordou um caminhão com carroceria baú, dirigido por seu proprietário, a serviço de transportadora, que levava, segundo o conhecimento de carga, velas de parafina acondicionadas em 40 volumes.

Ao verificar a carga, os agentes encontraram uma quantidade bem maior de volumes do que a declarada e sem qualquer identificação. Algumas caixas foram abertas e constatou-se que havia celulares e outros eletrônicos.

O veículo com as mercadorias e o motorista foram conduzidos ao depósito da Receita Federal em Maringá, onde o caminhão foi lacrado para posterior verificação. O motorista foi liberado.

No dia marcado para a deslacração, compareceram o proprietário da transportadora e outra pessoa que se apresentou como sendo a proprietária das mercadorias, ambos acompanhados de seus advogados. O veículo foi deslacrado diante de seus olhos e iniciou-se a verificação das mercadorias.

Foram encontrados 93 volumes compostos por grande quantidade de celulares, videogames, relógios, receptores de  sinal de satélite para TV, notebooks, tablets, pen drives, memórias e HDs externos. Entre os produtos, smartphones de várias marcas, inclusive 437 Iphones, modelos 6S, 7, XS e XR.

A Polícia Federal foi acionada. Os agentes compareceram ao depósito da Receita Federal e conduziram os envolvidos à Delegacia de Polícia Federal em Maringá para prestar esclarecimentos seguido de abertura de inquérito para apurar as responsabilidades.

Ao final da contagem e valoração, a Seção de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho (Sarep) da Delegacia da Receita Federal em Maringá apurou um valor total de US$ 1.039.070,00 em mercadorias apreendidas numa única operação.

registrado em: