Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Ações e Programas > Ações da Receita Federal > Notícias > 2018 > Dezembro > 8ª Região Fiscal > Receita Federal apreende mais de 23 toneladas de cocaína no Porto de Santos em 2018

Notícias

Receita Federal apreende mais de 23 toneladas de cocaína no Porto de Santos em 2018

São Paulo

Também foram apreendidas mais de 600 toneladas de mercadorias.
por publicado: 31/12/2018 11h41 última modificação: 31/12/2018 11h41

A Alfândega da Receita Federal no Porto de Santos apreendeu 23.118 kg de cocaína em 46 ações bem-sucedidas realizadas durante o ano de 2018.

O recorde foi conseguido graças aos fortes investimentos em tecnologia (desenvolvimento de sistemas informatizados de onde podem ser coletados dados que serão transformados em informações utilizadas na análise e gerenciamento de risco); à inauguração da Central de Operações e Vigilância (COV); aos treinamento de servidores; à utilização de cães de faro e lanchas; ao escaneamento obrigatório de contêineres; ao trabalho conjunto da Receita Federal e Polícia Federal e aos convênios com outros órgãos de Estado, inclusive internacionais, no combate ao crime organizado.

A Receita Federal, nos últimos anos, tem se destacado nas ações de combate ao tráfico internacional de drogas. As apreensões são decorrentes da própria atribuição legal do Órgão de realizar a fiscalização e o controle aduaneiro sobre o comércio exterior.

Mercadorias

O trabalho dos auditores-fiscais e analistas-tributários da Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho (Direp) da Alfândega de Santos não se limita às apreensões de drogas.

As equipes que compõem a Unidade também foram responsáveis por outras apreensões de destaque. No dia 6 de abril, por exemplo, foram retidas mais de 27 toneladas de brinquedos e artigos de festa com indícios de contrafação de diversas marcas. Uma análise mais detalhada do caso sugere a tentativa de fuga da fiscalização do Porto de Itaguaí, no Rio de Janeiro.

No total, foram apreendidas em 2018 mais de 600 toneladas de mercadorias avaliadas em mais de R$ 60 milhões.

A Direp da Alfândega de Santos possui, ainda, um estoque de 100 apreensões/retenções a serem finalizadas.

registrado em: ,