Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Ações e Programas > Combate ao Contrabando e Descaminho > Notícias > 2017 > Outubro > 9ª Região Fiscal > Receita Federal em Foz do Iguaçu apreende munição em ônibus de turismo
conteúdo

Notícias

Receita Federal em Foz do Iguaçu apreende munição em ônibus de turismo

Paraná

Munição foi encontrada durante fiscalização da Operação Muralha.

Na manhã de sexta-feira, (20), na barreira de fiscalização instalada ao lado da praça de pedágio em São Miguel do Iguaçu/PR, durante abordagem no âmbito da Operação Muralha, servidores da Receita Federal, com apoio de policiais do BPFron e militares do exército apreenderam projéteis de munição em um ônibus de turismo.

Por volta das 12h, foi dada ordem de parada para um ônibus de turismo que seguia de Foz do Iguaçu/PR para Chapecó/SC. No bagageiro do veículo foi encontrada grande quantidade de sacolas, típicas de compristas do Paraguai, e quase nenhuma bagagem de viajante, o que levou aos servidores da Receita Federal a inspecionar minuciosamente a parte superior do veículo. Após a revista das bagagens encontradas na parte superior do coletivo, os servidores inspecionaram o banheiro desse, encontrando no lixo, 250 projéteis de arma de fogo, sendo 150, de calibre 32, 50, de calibre 38, e 50, de calibre 22. A ocultação dos projéteis no lixo do banheiro foi proposital, no intuito de ocultar qualquer prova que levasse à identidade do contraventor que as trazia. Os 22 passageiros do coletivo foram entrevistados, assim como o motorista, porém não foi possível identificar o praticante do ilícito.

Devido ao forte indício de que poderia haver mais munições ou outras mercadorias proibidas ocultas em meio a grande quantidade de volumes encontrada, o veículo foi retido e levado para a sede da Receita Federal em Foz do Iguaçu, onde será realizada a verificação de toda mercadoria transportada pelo ônibus. A munição encontrada foi encaminhada para a Delegacia da Polícia Civil em Foz do Iguaçu, os passageiros foram liberados.

E também, na manhã de quinta-feira, (19), na mesma barreira de fiscalização servidores da Receita Federal e policiais do BPFron apreenderam 25 projéteis de munição em um ônibus de turismo que seguia de Foz do Iguaçu/PR para Curitiba/PR. Após inspeção minuciosa no veículo, foram encontradas os projéteis de calibre 38 e calibre 9 mm, elas estavam abandonadas e ocultas entre as poltronas do ônibus. Foram realizadas entrevistas e verificação dos passageiros, porém não foi possível identificar o portador do ilícito.

As munições foram apreendidas e encaminhadas para Delegacia da Polícia Civil de São Miguel do Iguaçu/PR para os procedimentos legais.

A Operação Muralha, que envolve servidores da Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Exército, Marinha, Polícia Militar do Paraná, Polícia Civil e Departamento de Inteligência do Paraná, teve início no dia 3 de maio por período indeterminado.

registrado em: